
Doutoramento em Educação in
Doutorado Internacional em Biologia Estrutural
University of Florence

Informação chave
Localização do campus
Florence, Itália
línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
3 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
Solicite informações
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Sep 2024
Introdução
O Doutorado Internacional em Biologia Estrutural é um doutorado internacional em colaboração com as Universidades de Frankfurt e Utrecht. Foi estabelecido com um acordo assinado pelos três Reitores em 2001. Com base neste acordo, o título de doutoramento obtido pelos alunos no final do programa é considerado equivalente ao obtido no Centro Bijvoet de Investigação Biomolecular e ao doutoramento. em Química e Bioquímica pela Universidade de Frankfurt.
O curso de doutorado visa a formação de doutores que estejam na vanguarda do conhecimento e da educação no campo das modernas metodologias de investigação em biologia estrutural, biotecnologia e biologia de sistemas. Fornece um vasto conhecimento à formação de especialistas na área da química estrutural aplicada a macromoléculas biológicas em solução, em fibrilas, em membranas ou em células, e na área da biologia molecular para a expressão de proteínas recombinantes isotopicamente enriquecidas.
Instituição anfitriã
O Centro de Ressonância Magnética (CERM) da University of Florence é uma infra-estrutura de investigação apoiada pela Comissão Europeia para fornecer acesso transnacional à RMN biológica. O CERM é um dos primeiros laboratórios do mundo em qualidade de equipamentos, produção e credibilidade científica na área de biologia estrutural e RMN. A infraestrutura está equipada exclusivamente com um grande número de espectrômetros de RMN que variam de 1.200 MHz a 0,01 MHz, passando por espectrômetros de 950, 900, 850 WB, 800, 700, 600, 500 e 400 MHz. Muitos desses instrumentos estão equipados com uma criossonda. Possui tradição especializada na investigação de metaloproteínas, particularmente metaloproteínas paramagnéticas. O CERM é um membro central do INSTRUCT, a infra-estrutura europeia para biologia estrutural integrada, que inclui centros de tecnologia de ponta, conhecimentos científicos e formação.
Admissões
Bolsas e Financiamento
O Conselho Académico de cada curso, com base na lista de alunos inscritos, procede à atribuição de bolsas. O valor anual da bolsa é de € 16.243,00, com desembolso em prestações mensais diferidas (o pagamento é efetuado no último dia não útil do mês).
O valor da bolsa é acrescido de 50% por quaisquer períodos autorizados de permanência no estrangeiro para atividades de investigação relacionadas com o projeto de tese, até ao máximo de 18 meses.
A este valor acresce, para o primeiro, segundo e terceiro ano do curso, o orçamento para atividades de investigação na Itália e no estrangeiro igual a 10% do valor da bolsa, num valor mínimo de € 4.872,90.
Os bolsistas são obrigados a se cadastrar no INPS (Instituto Nacional de Segurança Social).
Os estudantes de doutoramento admitidos pelo Conselho Académico para o ano seguinte do curso receberão instruções sobre como efetuar a inscrição por email da Secretaria do Doutoramento.
Currículo
Os alunos são treinados na interface entre biologia e química inorgânica por meio de biocomputação e espectroscopia. O objectivo educativo a longo prazo é criar cientistas capazes de enquadrar problemas específicos num contexto geral, considerar a multidisciplinaridade como uma necessidade primária e considerar a colaboração transnacional como um requisito para desenvolver uma geração coerente de cientistas europeus.
As disciplinas que fundamentam o curso são:
- Ressonância magnética nuclear (em solução e no estado sólido) e cristalografia de raios X para estudos estruturais, função e dinâmica de macromoléculas biológicas, interações proteína-proteína;
- Técnicas de biologia molecular e biologia celular para preparação e manipulação de proteínas, DNA e consórcios bacterianos;
- desenvolvimento de novos medicamentos através de técnicas de design de medicamentos;
- Bioinformática como estratégia básica para o estudo de fenômenos cinéticos e termodinâmicos e dinâmica de proteínas, para aprendizado e desenvolvimento de métodos para utilização de bancos de dados genômicos a fim de identificar alvos moleculares para desenvolvimento de novos fármacos;
- metabolômica.
O programa de doutoramento conta com a colaboração de grupos de investigação das Universidades de Utrecht, Frankfurt, Lyon e Oxford, entre os mais importantes do mundo na área da biologia estrutural.
Resultado do programa
O objetivo do curso é proporcionar uma formação em investigação multidisciplinar e de elevada qualidade na área da Biologia Estrutural. Para conseguir isso, o curso inclui um programa integrado muito amplo que abrange conhecimentos em química, biologia, biofísica, medicina e informática, capaz de enfrentar os desafios reais na área, desde questões fundamentais até aplicações. Uma nova geração de estudantes de doutorado será educada para considerar a pesquisa multidisciplinar, a cooperação transnacional e a integração de diferentes técnicas como necessidades primárias para o desenvolvimento de pesquisas de excelência.
A Biologia Estrutural é a chave para a inovação em biotecnologia, tecnologia de alimentos e aplicações biomédicas. Desempenha um papel importante na compreensão do modo de ação da terapêutica e facilita o design de medicamentos e produtos biológicos inovadores que atuam em alvos moleculares específicos. Começando pela determinação de estruturas tridimensionais de macromoléculas, a biologia estrutural evoluiu para o estudo da dinâmica das macromoléculas e dos mecanismos macromoleculares, colocando-os em contextos celulares. Ele fornece uma visualização em nível atômico de biomoléculas e de seu modo de função. As empresas farmacêuticas têm departamentos de biologia estrutural envolvidos em vários estágios dos processos de descoberta de medicamentos. Na verdade, áreas como os medicamentos informados e as novas vacinas dependem muitas vezes de forma crucial de dados estruturais.
Espera-se que sistemas moleculares cada vez maiores e fenómenos biológicos cada vez mais complexos sejam revelados no futuro através de abordagens integrativas de biologia estrutural que combinem ferramentas experimentais e computacionais complementares.
Os candidatos serão treinados para
- adquirir uma sólida formação científica comum na área da Biologia Estrutural,
- receber um treinamento avançado e focado baseado em infraestrutura por meio de pesquisa em sua metodologia de pesquisa
- Participar e promover suas pesquisas em conferências internacionais
- comunicar os resultados do seu trabalho em publicações internacionais
- ampliar seus horizontes por meio de uma grande variedade de cursos e seminários
- estimular colaborações interdisciplinares
- estimular a mobilidade e as colaborações transnacionais
- Adquira treinamento não científico para melhores perspectivas de carreira
- transformar-se em jovens investigadores qualificados, de mente aberta e independentes.