
Doutoramento in
Curso de Doutorado em Pesquisa do Curso de Vida
University of Florence

Informação chave
Localização do campus
Florence, Itália
línguas
Inglês
Formato de estudo
Misturado
Duração
3 anos
Ritmo
Tempo total
Propinas
Solicite informações
Prazo de inscrição
Solicite informações
Data de início mais cedo
Solicite informações
Introdução
O Ph.D. O programa de Pesquisa do Curso de Vida promove o estudo dos cursos de vida e dos eventos significativos que os moldam a partir de uma perspectiva holística e transdisciplinar. O programa estabelece uma aliança entre acadêmicos das áreas biomédica, psicológica e sociodemográfica.
O programa de doutoramento em Life Course Research irá formar uma nova geração de académicos altamente qualificados, contando com uma abordagem baseada em evidências, com forte ênfase em métodos quantitativos e análise de dados.
Recursos exclusivos do Ph.D. programa em Pesquisa do Curso de Vida:
- Identidade temática em vez de disciplinar
- Natureza superdepartamental e super-regional do Consórcio para superar a fragmentação das abordagens locais
- Estrutura de ensino multinível alimentada por um grande Consórcio Científico
As premissas teóricas do programa de doutorado
A perspectiva do curso de vida permite um estudo abrangente de como os eventos que marcam a vida dos indivíduos nas suas principais fases de desenvolvimento e declínio se manifestam e mudam ao longo do tempo e do espaço.
Três princípios fornecem a base da nossa abordagem holística ao estudo do curso de vida:
- Contingências cumulativas: experiências anteriores (incluindo aquelas no útero) moldam o status atual de uma pessoa em diferentes domínios da vida (saúde, mobilidade geográfica, família, trabalho e posição socioeconômica);
- Vidas interligadas: acontecimentos num domínio da vida (doença, perda de emprego, divórcio) podem influenciar todos os outros domínios;
- Período histórico e contexto: o período e o contexto em que os indivíduos vivem influenciam a probabilidade, o momento e a sequência das principais transições do curso de vida.
O curso de vida de um indivíduo não deve ser considerado uma cadeia arbitrária de eventos. Em vez disso, à medida que as experiências se sucedem, as pessoas são cada vez mais direcionadas para determinadas trajetórias e outras opções diminuem em probabilidade ou tornam-se totalmente fechadas. Fatores de nível micro (indivíduos), de nível meso (por exemplo, famílias, prestadores de cuidados, organizações de voluntariado e empresas) e de nível macro (sociedade, instituições) são todos cruciais.
Garantimos sinergias desde o projeto, pois o Programa de Doutorado em Pesquisa do Curso de Vida incorpora perspectivas transdisciplinares que mesclam o biomédico, o psicológico e o sociodemográfico. O Programa de Doutoramento em Investigação do Curso de Vida irá formar uma nova geração de estudantes capazes de triangular conceitos e métodos destas diferentes abordagens para desvendar a dinâmica do curso de vida.
O Programa de Doutoramento em Investigação do Curso de Vida basear-se-á e implementará uma abordagem baseada em evidências, com forte ênfase em métodos quantitativos e análise de dados. Além disso, as abordagens qualitativas podem revelar informações importantes sobre as oportunidades e os desafios que os indivíduos enfrentam.
O que oferece
- Bolsas de estudo de 3 anos
- Uma estrutura de ensino multinível com cursos online e presenciais na University of Florence e nas universidades anfitriãs
- 30 créditos de ensino disciplinar e transdisciplinar
- Escolas dedicadas de inverno e verão
- Até 12 meses de período de pesquisa no exterior
Bolsas e Financiamento
- Cada bolsa está associada a um tema geral pré-especificado.
Ao selecionar o tema, o candidato seleciona também a Universidade de acolhimento que financia a bolsa, onde desenvolverá a sua tese de doutoramento. - Para concorrer a uma bolsa o candidato deverá elaborar um projeto de investigação consistente com o tema geral pré-especificado associado à bolsa.
- O projeto de pesquisa deverá seguir o modelo fornecido.
- Os candidatos poderão concorrer a mais de uma bolsa desde que apresentem um projeto de pesquisa para cada tema.
- A bolsa é atribuída com base na avaliação do projeto de investigação apresentado e numa prova oral.
Currículo
Currículo biomédico
Este currículo visa estudar aspectos biomédicos relacionados às idades críticas da vida, desde o nascimento até a morte, desenvolvendo-se ao longo de um percurso desde a infância, adolescência e vida adulta e senil.
Ph.D. os alunos que frequentam este currículo realizarão a sua investigação em três áreas possíveis: lidar com mecanismos biológicos, lidar com factores de risco e preventivos e lidar com aspectos clínicos e prognósticos, incluindo aspectos farmacológicos e aspectos de gestão organizacional.
O estudo nestas três áreas pode incluir metodologias e ferramentas da biologia bioquímica, biologia molecular, fisiologia, farmacologia e medicina (pediatria, medicina interna, neurologia, geriatria e epidemiologia), com forte ênfase na coexistência das diversas abordagens. e sua integração com aspectos sócio-demo-psicológicos.
Será dada especial atenção à questão do envelhecimento saudável e do bem-estar psicofísico ao longo da vida. As atividades de investigação podem incluir, entre outras, atividades laboratoriais (in silico, in vitro, in vivo), estudos clínicos (observacionais ou experimentais), estudos etiológicos populacionais e estudos funcionais. Será também enfatizada uma abordagem de género e um foco nas desigualdades na saúde.
Currículo psicológico
Este currículo visa estudar, com rigorosas técnicas de análise quantitativa e qualitativa, as trajetórias de desenvolvimento, os processos de continuidade e descontinuidade no desenvolvimento, desde a concepção até a morte, e os fatores individuais, contextuais e macrossociais que podem explicar os caminhos adaptativos e desadaptativos no curso de vida.
Será dada especial atenção ao papel dos fatores de risco e de proteção, aos mecanismos de continuidade e descontinuidade e aos processos de resiliência e vulnerabilidade. Um foco teórico e metodológico importante será dado à multidirecionalidade dos processos, com especial atenção ao fato de que as mudanças no desenvolvimento podem diferir no momento ou no início da mudança, na direção e nas taxas de mudança, ou em alguma combinação de tempo, direção e taxas. de mudança.
Estas questões serão investigadas através de uma abordagem teórica e empírica multidimensional com a aplicação de métodos de análise multinível e desenhos de investigação longitudinal.
O currículo abordará especificamente as transições da infância, da idade adulta e do envelhecimento sobre as tarefas de desenvolvimento destas diferentes fases e os processos típicos e atípicos do ciclo de vida.
Currículo sociodemográfico
Este currículo aborda as causas e consequências das principais transições no curso de vida dos indivíduos (por exemplo, família e fertilidade, migração, educação e emprego) e as suas inter-relações com a dinâmica económica, social e política.
A abordagem será eminentemente interdisciplinar, pelo que os conceitos e ferramentas da Demografia e das Estatísticas Sociais serão enriquecidos com contributos da Sociologia e de outras Ciências Sociais.
Em particular, o currículo aborda: fertilidade e fecundidade; Dinâmica familiar; saúde e mortalidade; envelhecimento; migração interna e internacional; e as relações entre a dinâmica populacional e os factores biológicos, ambientais, culturais, institucionais, económicos e sociais. Estas questões são abordadas tanto através da análise da evolução e tendências dos agregados demográficos (macroanálise) como através da investigação dos mecanismos subjacentes aos comportamentos ao longo da vida (microanálise) a partir de uma perspectiva comparativa ao longo do tempo e do espaço.
O estudo dos cursos de vida será baseado na aplicação de técnicas estatísticas rigorosas: análise longitudinal e multinível de dados e abordagens causais e experimentais serão as ferramentas metodológicas fundamentais. Além disso, é dada uma forte ênfase às metodologias de desenho de inquéritos e de recolha, processamento, análise e integração de dados provenientes de diferentes fontes e de natureza diversa (por exemplo, dados textuais, relacionais, audiovisuais, georreferenciados).
Oportunidades de carreira
- Universidades e institutos de pesquisa públicos e privados
- Instalações do Sistema Nacional de Saúde, laboratórios e clínicas especializadas públicas e privadas
- Organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos de serviços pessoais
- Empresas farmacêuticas, químicas e biotecnológicas
- Centros ou laboratórios de pesquisa diagnóstica públicos e privados
- Empresas de seguros e consultoria
- Serviços de comunicação científica e divulgação de temas relacionados com a trajetória de vida
- Fundações que financiam pesquisas nas áreas biomédica, psicológica e sociodemográfica