
Doutorado em Psicologia do Trabalho e Organizacional, Legal-Forense e Psicologia do Consumidor e do Usuário
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 200 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Este programa de doutoramento tem como objetivo oferecer formação e teses de excelência nas áreas de Psicologia do Trabalho e da Organização, Psicologia Jurídica e Forense e Psicologia do Consumidor e do Usuário. A investigação e a inovação constituem a base do desenvolvimento desta área incipiente, proporcionando aos investigadores uma formação especializada com magníficas perspectivas profissionais.
O programa de doutoramento em Psicologia do Trabalho e Organizacional, Jurídico-Forense e Psicologia do Consumidor e Utilizador tem como objetivo oferecer formação e teses de excelência em três áreas:
- A Psicologia do Trabalho e das Organizações , em questões como emprego, bem-estar individual e organizacional, equipes de trabalho, gestão de RH, justiça, igualdade e não discriminação, avaliação de riscos psicossociais e saúde ocupacional, previsão de desempenho, técnicas de medição e em geral nas aplicações da psicologia do trabalho, recursos humanos e saúde ocupacional.
- Psicologia Legal e Forense , em temas como gestão e resolução de conflitos, em mediação com orientação da Justiça Terapêutica; em psicologia jurídica da família e menores; na vitimologia, no estudo psicossocial do comportamento violento, na violência doméstica e de gênero; na intervenção social e comunitária, na prevenção e intervenção no desajustamento social, na tomada de decisões jurídicas, na psicologia do testemunho, na psicologia criminal e prisional, na negligência, abuso e maus-tratos infantis.
- Nos últimos anos, a Psicologia do Consumidor e do Usuário tornou-se uma linha de trabalho com enorme potencial para profissionais e pesquisadores da área da psicologia. Empresas e organizações ligadas à Publicidade ou Marketing, estudos de mercado e opinião reconhecem o enorme valor que a Psicologia tem neste campo. Como se não bastasse, dos serviços sociais e das instituições públicas cada vez mais os psicólogos estão diretamente envolvidos na concepção, desenvolvimento e avaliação dos programas, bem como na garantia da sua qualidade e na satisfação dos doentes e utilizadores. A investigação e a inovação constituem a base do desenvolvimento desta área incipiente, proporcionando aos investigadores uma formação especializada com magníficas perspectivas profissionais.
Linhas de investigação
- Psicologia do trabalho e das organizações, recursos humanos e saúde ocupacional
- Psicologia Jurídica e Forense
- Psicologia do consumidor e do usuário
Galeria
Alunos ideais
Perfil de entrada sem complementos de formação:
1) Licenciados e titulares de diplomas em Psicologia e Relações Laborais e Recursos Humanos e outras habilitações que irão exercer o grau de mestre em:
- Psicologia
- Departamento de Recursos Humanos
- Ciências do Trabalho
- Criminologia
- Direção Trabalhista
2) Alunos titulares do grau DEA ou equivalente obtido através dos programas de Psicologia e Relações Laborais e Recursos Humanos, especialmente aqueles que obtiveram o DEA através do Programa Doutoral em Psicologia Social e aplicado aos contextos organizacionais e político-jurídicos da Universidade de Santiago de Compostela .
Admissões
Currículo
actividades de formação
- Manuseio avançado do manual de publicações americano E3011A01
- Curso sobre estilo de redação de teses, artigos e outros sistemas de divulgação de resultados de pesquisas E3011A02
- Software Estatístico Avançado E3011A03
- Pesquisa em bases de dados e outros sistemas de registro e informação científica E3011A04
- Apresentações públicas para divulgação de resultados de investigação E3011A05
- Seminários de pesquisa E3011A06
- Ética e deontologia para a investigação científica sobre comportamento e organizações E3011A07
- Estadias de investigação em centros de investigação internacionais E3011A08
- Congressos, conferências e conferências nacionais e internacionais E3011A09
- Desenvolvimento de planos individuais de carreira E3011A10
Complementos de treinamento
- Gestão de prevenção de riscos ocupacionais P3042103
- Auditoria sócio-laboral P3042201
- Políticas sócio-trabalhistas P3042206
- Comportamento organizacional P3291101
- Psicologia criminal e penitenciária P3291102
- Métodos de meta-análise e outras técnicas de pesquisa aplicada P3291104
- Seleção e avaliação de recursos humanos P3291203
- Psicologia jurídica e forense de menores e famílias P3291209
- Psicologia jurídica e forense nas áreas criminal, civil e social P3291210
- Métodos de meta-análise e outras técnicas de pesquisa aplicada P3421104
- Metodologia avançada em pesquisa social P3421201
- Seleção e avaliação de recursos humanos P3421203
No caso de outros tipos de perfis diferentes dos anteriores, a Comissão Acadêmica avaliará cada caso individualmente. Será considerada a possibilidade de exigência de formação complementar (máximo até 15 ECTS).
Resultado do programa
O Doutoramento em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Jurídico-Forense e do Consumidor e do Utilizador tem como objetivo oferecer formação e teses de excelência em três áreas:
a) Psicologia do Trabalho e das Organizações, em temas como emprego, bem-estar individual e organizacional, equipas de trabalho, gestão de RH, justiça, igualdade e não discriminação, avaliação de riscos psicossociais e saúde ocupacional, previsão de desempenho, técnicas de medição e em geral nas aplicações da psicologia no trabalho, recursos humanos e saúde ocupacional;
b) Psicologia Jurídica e Forense, sobre temas como a violência, o testemunho, a tomada de decisões jurídicas, a psicologia jurídica de menores e da família, o júri, a vitimologia, a justiça terapêutica, a mediação no contexto jurídico, a psicologia criminal e penitenciária e a interação entre a psicologia e lei;
c) Psicologia do Consumidor e Utilizador, em temas como modelação do comportamento do consumidor, psicologia do utilizador, imagem de marca, construção de indicadores de eficácia, gestão da qualidade, e em temas relacionados com o comportamento do consumidor e do utilizador.