Universidade Santiago de Compostela Doutorado em Pesquisa Clínica em Medicina
Universidade Santiago de Compostela

Doutorado em Pesquisa Clínica em Medicina

Santiago de Compostela, Espanha

3 Years

Espanhol, Galego

Tempo total

Solicitar prazo de inscrição

Oct 2024

EUR 200 / per year

No campus

Introdução

Uma das funções primordiais dos professores universitários das Faculdades de Medicina é lecionar o Doutorado ou Terceiro Ciclo de estudos universitários, visto que o doutorado desempenha um papel fundamental de interseção entre o EEES e a EEI, cabendo aos médicos conduzir a transferência do conhecimento para o assistencialismo da sociedade.

Salvo raras excepções, os docentes universitários das Faculdades de Medicina pertencentes aos departamentos e áreas do conhecimento responsáveis pelo ensino das disciplinas clínicas, são docentes vinculados às respectivas instituições autónomas de saúde, tendo uma função ímpar na qual também são docentes obrigações têm obrigações de cuidado, essenciais por sua vez para dar aulas práticas aos alunos do Curso de Licenciatura em Medicina.

Nesse contexto, os programas de doutorado envolvem o acompanhamento da formação do futuro especialista, com avaliações anuais pela Comissão de Ensino de cada centro hospitalar com ensino credenciado, do qual participam os tutores dos residentes de cada serviço. Desta forma, os médicos residentes de cada especialidade clínica, participam desde o primeiro ano de formação em todas as actividades científicas e formativas realizadas nos respectivos serviços hospitalares sob a forma de participação em sessões clínicas, reuniões e congressos, publicações em revistas das respectivas especialidades, etc. Neste contexto, é evidente que os interessados nas linhas de investigação de cada especialidade médica são os respectivos especialistas, tanto em formação, como aqueles que, já no exercício da sua especialidade, se encontram incorporados a um centro hospitalar de terceiro nível, especialmente centros universitários, pois ao menos grande parte do ensino prático da Medicina recairá sobre eles.

Participam deste programa os Departamentos de Cirurgia, Dermatologia e Otorrinolaringologia, Medicina, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago. Da mesma forma participam os serviços hospitalares de cada uma das especialidades médicas envolvidas, do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago. Não é um programa fechado, mas permanecerá aberto à incorporação de novos membros às equipes existentes, e à criação de novas linhas de pesquisa ou modificação das existentes, buscando um agrupamento transversal nas linhas básicas de pesquisa. Está também aberto à incorporação de outros centros hospitalares universitários existentes na Comunidade Autónoma da Galiza. Atendendo a que se destina principalmente a médicos especialistas em formação, há que ter em conta as regulamentações nacionais que devem ser respeitadas e onde são detalhadas as tarefas formativas de cada especialidade, que serão tidas em conta na avaliação dos doutorandos.

Linhas de investigação

  • Especialidades Médico-Cirúrgicas
  • Pediatria
  • Cirurgia
  • medicina

Alunos ideais

Admissões

Currículo

Resultado do programa

Sobre a Escola

Perguntas