Doutorado em Pesquisa Clínica em Medicina
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo total
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2024
PROPINAS
EUR 200 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Uma das funções primordiais dos professores universitários das Faculdades de Medicina é lecionar o Doutorado ou Terceiro Ciclo de estudos universitários, visto que o doutorado desempenha um papel fundamental de interseção entre o EEES e a EEI, cabendo aos médicos conduzir a transferência do conhecimento para o assistencialismo da sociedade.
Salvo raras excepções, os docentes universitários das Faculdades de Medicina pertencentes aos departamentos e áreas do conhecimento responsáveis pelo ensino das disciplinas clínicas, são docentes vinculados às respectivas instituições autónomas de saúde, tendo uma função ímpar na qual também são docentes obrigações têm obrigações de cuidado, essenciais por sua vez para dar aulas práticas aos alunos do Curso de Licenciatura em Medicina.
Nesse contexto, os programas de doutorado envolvem o acompanhamento da formação do futuro especialista, com avaliações anuais pela Comissão de Ensino de cada centro hospitalar com ensino credenciado, do qual participam os tutores dos residentes de cada serviço. Desta forma, os médicos residentes de cada especialidade clínica, participam desde o primeiro ano de formação em todas as actividades científicas e formativas realizadas nos respectivos serviços hospitalares sob a forma de participação em sessões clínicas, reuniões e congressos, publicações em revistas das respectivas especialidades, etc. Neste contexto, é evidente que os interessados nas linhas de investigação de cada especialidade médica são os respectivos especialistas, tanto em formação, como aqueles que, já no exercício da sua especialidade, se encontram incorporados a um centro hospitalar de terceiro nível, especialmente centros universitários, pois ao menos grande parte do ensino prático da Medicina recairá sobre eles.
Participam deste programa os Departamentos de Cirurgia, Dermatologia e Otorrinolaringologia, Medicina, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago. Da mesma forma participam os serviços hospitalares de cada uma das especialidades médicas envolvidas, do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago. Não é um programa fechado, mas permanecerá aberto à incorporação de novos membros às equipes existentes, e à criação de novas linhas de pesquisa ou modificação das existentes, buscando um agrupamento transversal nas linhas básicas de pesquisa. Está também aberto à incorporação de outros centros hospitalares universitários existentes na Comunidade Autónoma da Galiza. Atendendo a que se destina principalmente a médicos especialistas em formação, há que ter em conta as regulamentações nacionais que devem ser respeitadas e onde são detalhadas as tarefas formativas de cada especialidade, que serão tidas em conta na avaliação dos doutorandos.
Linhas de investigação
- Especialidades Médico-Cirúrgicas
- Pediatria
- Cirurgia
- medicina
Galeria
Alunos ideais
Os alunos que concluíram o mestrado oficial em Ciências da Saúde oferecido pela USC ou outras universidades espanholas terão acesso direto, sem necessidade de realização de formação complementar.
Terá também acesso direto, sem necessidade de suplementos de formação, aos Licenciados em Medicina, Biologia, Farmácia e Química que, ao acederem ao Programa Nacional MIR, passarão os primeiros dois anos de formação nas especialidades médicas atualmente reconhecidas em Espanha. Caso o candidato esteja a realizar formação como especialista em centros de saúde diferentes do CHUS, a Comissão do Programa de Doutoramento poderá solicitar informações às Comissões Docentes dos centros de saúde onde se realiza essa formação, verificando se possuem ensino credenciado e solicitando as qualificações obtidas nos dois primeiros anos de formação.
Outros perfis:
- Licenciados e licenciados em Medicina, Biologia, Farmácia e Química que, acedendo ao programa de formação MIR, não ultrapassem o segundo ano de formação nas suas especialidades.
- Os licenciados em Medicina que não obtenham o Diploma de Estudos Avançados, e os licenciados em Medicina, Biologia, Farmácia e Química, que não obtenham aprovação no exame de acesso ao Programa Nacional de Formação de Médicos Especialistas.
Caso os alunos não possuam a formação prévia completa exigida para o ingresso sem complementos de formação, a admissão estará condicionada à aprovação em complementos de formação específicos. A comissão académica avaliará cada caso individualmente, estabelecendo os complementos formativos necessários (máximo até 15 ECTS).
Os estudantes com um diploma estrangeiro não aprovado podem candidatar-se à admissão a estudos de doutoramento desde que esteja acreditado um nível de formação equivalente ao do mestrado oficial da universidade espanhola e o titular do título no país emissor do diploma esteja habilitado para tal, acesso a estudos de doutoramento. Esta admissão não implicará, em caso algum, a homologação do grau anterior ou o reconhecimento para fins outros que não os de acesso a estes ensinamentos.
Admissões
Currículo
actividades de formação
- Estudo formal da especialidade correspondente E2081A01
- Cuidados clínicos eficazes e eficientes E2081A02
- Trabalho em equipe multidisciplinar E2081A03
- Desenvolvimento de atividades letivas E2081A04
- Recursos de pesquisa E2081A05
- Utilização do método científico E2081A06
- Aprender novas técnicas e/ou procedimentos E2081A07
- Divulgação dos resultados obtidos E2081A08
Complementos de treinamento
- Introdução à pesquisa biomédica E2081F01
- Ética em saúde na pesquisa clínica E2081F03
- Base da Doença G2051228
- Introdução à Cirurgia G2051323
- Doenças do Sistema Cardiovascular G2051327
- Doenças do Sistema Respiratório G2051328
- Doenças Renais e Urinárias G2051330
- Doenças do Aparelho Digestivo G2051421
- Obstetrícia e Ginecologia G2051422
- Otorrinolaringologia G2051423
- Medicina da criança e do adolescente: Pediatria I G2051424
- Dermatologia G2051521
Resultado do programa
Os interessados nas linhas de pesquisa de cada Especialidade Médica são os respectivos Especialistas, tanto em formação quanto aqueles que, já no exercício de sua especialidade, estejam incorporados em centro hospitalar de terceiro nível, especialmente centros de base universitária. grande parte do ensino prático da Medicina recairá sobre eles.