Programa de Doutorado em Conservação dos Recursos Naturais
DURAÇÃO
3 up to 5 Years
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo total, Tempo parcial
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 390 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* acadêmico em tempo integral | académico a tempo parcial - 234€
Introdução
O objetivo do programa de doutorado é a formação de pesquisadores na área de ecologia e biologia da conservação. Pretende-se formar doutores dotados de sentido crítico, capacidade autónoma de investigação e espírito colaborativo em equipas interdisciplinares para responder a questões de ciência básica e aplicada em ecologia e conservação dos recursos naturais. As linhas de pesquisa abrangidas pelo programa de doutorado incluem todas as subdisciplinas da ecologia, desde autotecologia e ecofisiologia, passando por ecologia evolutiva, população e biologia de comunidades, até o estudo de ecossistemas, biogeografia e macroecologia, bem como disciplinas relacionadas, como conservação biologia e restauração ecológica.
Defende-se a necessidade de formação doutoral dos diplomados em licenciaturas relacionadas com a Conservação dos Recursos Naturais tanto no âmbito académico como profissional, onde se confirma a necessidade de continuar a pesquisar e avançar nos conhecimentos, técnicas e métodos. Este Programa de Doutoramento visa formar investigadores ligados ao estudo, gestão e conservação da biodiversidade e geodiversidade em sentido lato, considerando como recursos naturais o conjunto de bens e serviços materiais fornecidos pela natureza que contribuem para o bem-estar da sociedade humana em maneiras diretas ou indiretas.
A Universidade Rey Juan Carlos propõe a adaptação do Programa Doutoral em Conservação de Recursos Naturais de acordo com o disposto no RD99/2011, para proporcionar e oferecer formação doutoral que contribua, por um lado, para promover a formação de pessoas com competência em investigação e inovação na Conservação dos Recursos Naturais e, por outro, avançar, através da investigação, na resposta às necessidades da sociedade neste domínio.
No âmbito do Programa Doutoral em Conservação dos Recursos Naturais, será desenvolvida uma linha de investigação que abranja o conjunto de actividades de investigação desenvolvidas nesta área, de acordo com os requisitos estabelecidos na legislação em vigor e nos regulamentos da URJC, contrastando a experiência e adequação da pesquisa e existência de projetos competitivos. Esta linha de pesquisa definirá, sem exclusão, os principais tópicos para o desenvolvimento de teses de doutorado, dependendo dos grupos existentes e da experiência de pesquisa dos tutores e diretores designados.
A Universidade Rey Juan Carlos propõe este Programa de Doutorado:
- Formar novos pesquisadores e preparar equipes que contribuam para o progresso social, científico e econômico.
- Promover a formação de novos docentes em disciplinas afins.
- Especializar pós-graduandos interessados em adequado desenvolvimento profissional, científico e técnico.
Promover a criação de grupos e redes de investigação, a nível nacional e internacional, e a interdisciplinaridade.
Objetivos:
Os objetivos gerais do Programa de Doutorado da Universidade Rey Juan Carlos serão, pelo menos, os seguintes:
- Estimular e aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento profissional, científico e técnico dos doutorandos na área em questão.
- Formar novos investigadores capazes de se integrarem em equipas de investigação.
- Promover a carreira docente, aprofundando a formação investigativa dos futuros docentes.
- A especialização do aluno dentro do campo correspondente, especialmente em seu aspecto de pesquisa.
- Fornecer instrumentos metodológicos para abordar a análise da teoria e da prática numa perspectiva interdisciplinar e fornecer critérios básicos para abordar questões práticas, nas diferentes áreas em que surgem.
- Ter um quadro adequado para a realização e transmissão dos avanços científicos.
- Formar alunos de doutoramento para que possam desempenhar um papel essencial em instituições públicas ou privadas envolvidas na inovação e investigação para que possam liderar a transferência do conhecimento para o bem-estar da sociedade.
Em suma, este Programa de Doutorado da Universidade Rey Juan Carlos visa formar doutores dotados de espírito científico crítico, capacidade de pesquisa e trabalho em equipe, por meio do ensino organizado em duas áreas: uma geral (técnicas e métodos de pesquisa, ferramentas e recursos para ela) e uma especialização, típica das diferentes linhas de especialização consolidadas que nela se desenvolvem.
Resultado do programa
Habilidades básicas
- Compreensão sistemática de um campo de estudo e domínio de habilidades e métodos de pesquisa relacionados a esse campo.
- Capacidade de conceber, projetar ou criar, colocar em prática e adotar um processo substancial de pesquisa ou criação.
- Capacidade de contribuir para a expansão das fronteiras do conhecimento através de pesquisas originais.
- Capacidade de realizar análise crítica e avaliação e síntese de ideias novas e complexas.
- Capacidade de comunicar com a comunidade académica e científica e com a sociedade em geral sobre as suas áreas de conhecimento nos modos e línguas habitualmente utilizados na sua comunidade científica internacional.
- Capacidade de promover, em contextos académicos e profissionais, o progresso científico, tecnológico, social, artístico ou cultural numa sociedade baseada no conhecimento.
Habilidades e habilidades pessoais
- Funcionar em contextos em que há pouca informação específica.
- Encontre as principais questões que devem ser respondidas para resolver um problema complexo.
- Projetar, criar, desenvolver e realizar projetos novos e inovadores em sua área de conhecimento.
- Trabalhar em equipe e de forma independente em um contexto internacional ou multidisciplinar.
- Integre o conhecimento, lide com a complexidade e faça julgamentos com informações limitadas.
- A crítica e a defesa intelectual de soluções.
Outras competições
- Conhecimento do método científico, seus princípios, etapas do processo e tipologias.
- Capacidade de integrar o conhecimento científico, analisá-lo e tomar decisões para resolver um problema com responsabilidade social e ética e aplicando a deontologia profissional.
- Capacidade de planear experiências, utilizando o desenho mais adequado a cada caso, para verificar as hipóteses.
- Conhecer detalhadamente a fronteira do conhecimento no domínio científico da Conservação dos Recursos Naturais, ser capaz de identificar os principais desafios de investigação no seu âmbito e contribuir para o seu desenvolvimento metodológico e conceptual.
- Capacidade de gerir fontes bibliográficas e documentais e as ferramentas de trabalho de campo relacionadas com cada linha de investigação.
- Capacidade de redigir publicações e comunicações, estruturando-as segundo os esquemas típicos utilizados em revistas científicas e conferências ou congressos de prestígio, nacionais e internacionais.
- Conhecer o enquadramento teórico e os princípios da Conservação dos Recursos Naturais.
- Conhecer as aplicações científicas que visam a resolução de problemas ambientais.