
Doutoramento in
Doutorado em Ciências em Química Instituto Tecnológico de Tijuana

bolsas de estudo
Introdução
O Doutorado em Ciências em Química é um programa de pesquisa e é o mais importante na região noroeste do país, uma vez que é reconhecido nacionalmente considerando sua infraestrutura, produtividade e qualidade dos estudos realizados. Este programa contribui para a capacitação de pesquisadores de alto nível para participar do desenvolvimento científico e tecnológico, que geram, transmitem e aplicam conhecimentos de forma original e inovadora na área da química e atendem às necessidades científicas e tecnológicas exigidas pelo Desenvolvimento do país
Começou no ano de 1992 e sua continuidade foi possível graças ao fato de existir uma fábrica de professores de grande reconhecimento nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Polímeros e Eletroquímica.
100% da planta acadêmica possui diploma de doutorado, 94,12% pertencente ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI), dos quais 11,76% possuem nível III, 29,41% nível II e 52,94% nível I. 41,18% são membros do SIN nível III e nível II. Até o momento, uma infraestrutura competitiva foi combinada nas quatro linhas de pesquisa e uma sólida planta acadêmica.
Confie em "Tru" Katsande / Unsplash

Objetivos e Metas
Objetivo geral
Capacitar pesquisadores de alto nível que participem do desenvolvimento científico e tecnológico na área de química e ciências afins, bem como na geração, transmissão e aplicação de conhecimentos de uma maneira original e inovadora que possa atender às necessidades científicas e tecnológicas exigidas pelo Desenvolvimento do país
Objetivos particulares
- Treinar recursos humanos com alta qualidade científica e educacional
- Estabelecer programas de colaboração científica e intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais do mais alto nível
- Estabelecer programas de vinculação com a indústria regional da região
- Fortalecer os grupos de pesquisa do programa para obter maior produtividade e projeção internacional
- Consolidar a unidade orgânica como um centro educacional e de pesquisa em química de excelência e alto desempenho
Objetivos
Capacitar pesquisadores capazes de participar ativamente do desenvolvimento científico nacional, através da aplicação do conhecimento de forma original e inovadora, conseguindo influenciar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Perfil de entrada
Os candidatos a ingressar no programa de doutorado em Ciências em Química devem ter um treinamento de pós-graduação. As características e requisitos importantes que um candidato deve atender para entrar no programa estão listados abaixo:
- Deve ter conhecimentos avançados no campo da química e habilidades para trabalhos laboratoriais experimentais
- Capacidade de analisar resultados e trabalho em equipe
- Capacidade de correlacionar as informações relatadas na literatura com os resultados experimentais obtidos em laboratório
Perfil de pós-graduação
O programa reconhece a necessidade de melhorar as habilidades de comunicação, tanto escrita quanto verbal, dos químicos e, em particular, daqueles que trabalharão no setor da indústria química, porque fortalecerão o vínculo com as instituições de ensino superior e de investigação. O profissional participante do programa deve ser capaz de detectar áreas, questões e problemas que precisam ser observados, a fim de propor projetos de pesquisa que ofereçam soluções viáveis para melhorar a situação em estudo.
A pós-graduação do Doutorado em Ciências em Química possui um conhecimento químico profundo e integrador das bases científicas, dos conceitos, métodos, avanços e técnicas de sua área de estudo. Ele também tem a capacidade de propor, planejar, identificar, avaliar e executar projetos de pesquisa originais e independentes, além de desenvolver e inovar no campo da ciência e tecnologia química.
Use fontes especializadas de informação de maneira crítica para extrair informações apropriadas para o seu trabalho de pesquisa.
Atualiza e continua seu treinamento de forma autônoma e desenvolve sua atividade profissional com uma abordagem ética e humanística.
Pontuando, após a conclusão bem-sucedida do programa de doutorado, o graduado é capaz de:
- Realizar projetos de pesquisa originais
- Planejar e executar uma investigação
- Participar e / ou liderar grupos de pesquisa
- Transmita seu conhecimento com eficiência
- Publique os resultados de sua pesquisa em periódicos nacionais e internacionais
- Desenvolver a capacidade de transferir tecnologia para adaptá-la às condições particulares do país ou indústria
- Formar recursos humanos de alto nível
Requisitos de entrada e saída
Requisitos de entrada
Os candidatos a ingressar no programa de doutorado em Ciências em Química devem ter um Mestrado em Ciências em uma área relacionada ao programa, de acordo com o histórico do currículo do programa realizado pelo candidato e suas qualificações em química. . No caso de se formar em um programa de mestrado externo, o comitê de admissão tomará a decisão sobre a possível aceitação.
O comitê de admissão é composto por quatro professores da faculdade de doutorado, os quais, de maneira geral, mas não estrita, são compostos pelo presidente da faculdade, professor do núcleo básico, coordenador de pós-graduação e chefe do departamento. O comitê de admissão é responsável por analisar e avaliar a proficiência acadêmica e a capacidade de conduzir pesquisas do candidato, através dos seguintes requisitos:
- Aprovação do exame de admissão
- Envie o curriculum vitae com os documentos comprovativos da sua carreira de pesquisa
- Entregar duas cartas de recomendação acadêmica, endereçadas ao coordenador do programa e assinadas por especialistas em química
- Cumprir a entrevista com o Comitê de Admissão
- Mostrar habilidades para ler e entender escritos técnicos no idioma inglês
O exame de admissão será apresentado em duas partes, a primeira abrange as quatro principais áreas da química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química. A segunda parte consiste em um exame mais aprofundado na área em que o candidato deseja desenvolver seu trabalho de pesquisa.
Além disso, quando os candidatos são graduados em nosso programa de Mestrado em Química que obtiveram uma média mínima de 88 e têm menos de dois anos de graduação, eles podem ingressar no programa de doutorado sem atender ao requisito do exame de admissão. Nesse caso, será necessária uma análise do currículo pelo Comitê de Admissão e a recomendação do orientador da tese de mestrado para ingressar no programa.
O procedimento a seguir para que o aluno seja aceito e posteriormente matriculado no programa de doutorado em Ciências em Química é o seguinte:
Entre em contato com o coordenador de pós-graduação em Ciência em Química para solicitar relatórios sobre as linhas de pesquisa oferecidas pelo centro e a documentação necessária para concluir os procedimentos correspondentes
Envie a seguinte documentação:
- Carta de intenção de entrada endereçada ao coordenador, expressando os motivos pelos quais você deseja ingressar no programa de doutorado
- Grau profissional de mestrado ou comprovante de inscrição pendente
- Curriculum Vitae
- Cópia da certidão de nascimento, para estrangeiros este documento deve ser legalizado e / ou apostilado
- Cópia da identificação oficial (INE, passaporte), Estrangeiros (bilhete de identidade, passaporte)
- Cópia do Código Único de Registro de População (CURP), quando o candidato for de nacionalidade mexicana
- Cópia do certificado com qualificação de mestrado com uma média mínima de 80 (para se candidatar ao exame de admissão)
Nome e e-mail de três referências acadêmicas em formato pré-estabelecido pelo coordenador. Para que o coordenador solicite cartas de recomendação, o solicitante deve fornecer nomes e informações de contato (e-mail) dos professores que desejam emitir uma recomendação acadêmica.
Depois que a documentação for recebida, será agendado um teste geral de conhecimento de química e um exame de sua área de especialização. Além disso, as habilidades para ler e entender escritos técnicos no idioma inglês podem ser avaliadas traduzindo um artigo em inglês para espanhol ou aplicando um exame. Essas avaliações podem ser presenciais no mesmo centro ou via Internet.
Após a obtenção dos resultados do teste, o coordenador convocará o comitê de admissão para entrevistar cada um dos candidatos. A entrevista pode ser realizada nos escritórios do centro de pesquisa ou por conferência via Skype.
Após a entrevista, todos os documentos dos candidatos serão analisados pelo comitê de admissão. Depois disso, será tomada uma decisão sobre a aceitação ou rejeição dos alunos de acordo com as competências, habilidades, valores e habilidades mostrados nas avaliações e documentos apresentados pelo candidato.
Uma vez aceito o aluno, uma carta oficial de aceitação será enviada ao programa, que será assinada e endossada pelo comitê de admissão.
No caso de estudantes estrangeiros, eles serão orientados e apoiados para processar seu formulário de imigração mexicana.
Quando os alunos estiverem presentes no centro, eles se matricularão formalmente no sistema e receberão alta nas disciplinas que cursarão no primeiro semestre. Além disso, eles receberão um tutor de acompanhamento para fornecer orientação e apoio durante os estudos de pós-graduação.
Ao ingressar no programa, o aluno decidirá a linha de pesquisa de seu interesse e selecionará um diretor de tese para desenvolver um projeto de tese de pesquisa, que será proposto pelo diretor de tese.
12 meses após a entrada do aluno no programa, será designado um Comitê Tutorial de Tese composto por cinco membros, que serão propostos pelo Diretor de Tese e endossados pelo Senado do Doutorado.
Requisitos de saída
Para obter o grau de Doutor em Ciências em Química, o aluno deve:
- Credenciar todas as disciplinas e atividades acadêmicas correspondentes ao programa com uma média geral mínima de oitenta (80), sem considerar os créditos da tese
- Apresentar os resultados de um projeto de pesquisa individual incorporado em um documento de tese, no qual ele demonstra a capacidade de gerar contribuições originais no campo do conhecimento do programa
- Demonstrar domínio de um segundo idioma, que deve ser credenciado por um exame, por sugestão do Senado do Doutorado
- Aceitaram para publicação um artigo científico com os resultados de sua tese
- Ter autorização para imprimir a tese emitida pelo Chefe da Divisão de Estudos de Pós-Graduação, sob proposta do Comitê Tutorial
- Enviar e passar no exame de Doutorado em Química no exame de Química
- Esteja dentro do período de quatro anos contados a partir da data em que ele iniciou seus estudos. Após esse período, o aluno deve solicitar autorização do endereço do campus
Plano de estudos
164 créditos devem ser cobertos no currículo de doutorado. Consiste nos seguintes assuntos: seminário pré-doutoral, exame pré-doutoral, seminário de pesquisa, projetos de pesquisa I a V e Tese, que devem ser abordados em um período máximo de 48 meses (8 semestres).
Assuntos
O Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Química possui quatro linhas de pesquisa. As linhas de pesquisa são o eixo através do qual as atividades de apoio ao trabalho científico da pós-graduação são entendidas como o conjunto de atividades realizadas pelos grupos de pesquisadores e estudantes, visando gerar e / ou aplicar conhecimentos.

Sobre a Escola
Perguntas
Cursos Similares
Doutorado em Química
- Dallas, Estados Unidos da América
Doutorado em Química
- Kaunas, Lituânia
Doutorado em Química
- Arlington, Estados Unidos da América