Keystone logo

Institut Polytechnique de Paris

Visão geral do Institut Polytechnique de Paris

O Institut Polytechnique de Paris é um Instituto de ciência e tecnologia de classe mundial que abrange 5 escolas de engenharia francesas de prestígio: École Polytechnique, ENSTA Paris, ENSAE Paris, Télécom Paris, Télécom SudParis.

Um campus fora de Paris

Localizado no Plateau de Saclay, o Institut Polytechnique de Paris reúne suas cinco escolas fundadoras. Ele oferece aos alunos, membros do corpo docente e funcionários excelentes instalações para desenvolver suas atividades em um ambiente animado e estimulante. Situado no coração de um dos oito maiores centros de inovação do mundo, o campus se beneficia do dinamismo criado pelos participantes públicos e privados baseados no cluster. Idealmente localizado nos arredores de Paris, o campus é facilmente acessível por transporte público, permitindo que alunos e professores aproveitem o dinamismo econômico e a rica vida cultural da capital francesa.

Pesquisa disciplinar e interdisciplinar de ponta

A pesquisa no Institut Polytechnique de Paris é construída sobre a experiência reconhecida de suas escolas em dez disciplinas principais: Biologia; Química e Processos; Economia; Informação, Comunicações e Eletrônica; Ciência da computação, dados e IA; Matemática; Mecânica e Energética; Física; Humanidades, Artes, Literatura e Línguas; Ciências Sociais e Gestão. Os programas de pesquisa estabelecidos pelos departamentos disciplinares identificam campos-chave e desenvolvem projetos de pesquisa transdisciplinares em parceria com a indústria. A pesquisa concentra-se em 12 áreas de pesquisa: Meio Ambiente e Clima; Transição de energia; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Redes e a Internet das coisas; Matemática e simulação digital; Cíber segurança ; Defesa; Geopolítica e estratégia; Materiais inovadores e tecnologias quânticas; Lasers e ciência de plasma; Robótica; Bioengenharia. Para isso, o Institut Polytechnique de Paris criou importantes centros interdisciplinares para enfrentar os maiores desafios econômicos e sociais de nosso tempo.

Nossas escolas

Escola Politécnica

A École Polytechnique, também conhecida como L'X, é a principal instituição francesa que combina pesquisa de alto nível, acadêmicos e inovação na vanguarda da ciência e tecnologia. Seus diversos programas de graduação e pós-graduação – Bacharelado em Ciências, Ingénieur Polytechnicien (programa de nível de mestrado), Mestrado e Doutorado – são altamente seletivos e promovem uma cultura de excelência com forte ênfase na ciência, ancorada em tradições humanistas. Sendo uma universidade amplamente internacionalizada, a École Polytechnique oferece uma variedade de programas internacionais e atrai um número crescente de estudantes e investigadores estrangeiros de todo o mundo (atualmente 40% dos estudantes e docentes). A École Polytechnique oferece uma educação excepcional para preparar homens e mulheres brilhantes para se destacarem em posições-chave de alto nível e liderarem projetos complexos e inovadores que atendam aos desafios da sociedade do século XXI, mantendo ao mesmo tempo um sentido aguçado das suas responsabilidades civis e sociais. Com os seus 23 laboratórios, 22 dos quais são unidades de investigação conjuntas com o Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), o Centro de Investigação École Polytechnique explora as fronteiras do conhecimento interdisciplinar para fornecer importantes contribuições para a ciência, a tecnologia e a sociedade. A École polytechnique é membro fundador do Institut Polytechnique de Paris . A pesquisa no Institut Polytechnique de Paris baseia-se na reconhecida experiência de suas escolas em dez disciplinas principais: Biologia; Química e Processos; Economia; Informação, Comunicações e Eletrônica; Ciência da Computação, Dados e IA; Matemática; Mecânica e Energética; Física; Humanidades, Artes, Literaturas e Línguas; Ciências Sociais e Gestão. Os programas de investigação estabelecidos pelos departamentos disciplinares identificam áreas-chave e desenvolvem projetos de investigação transdisciplinares em parceria com a indústria. A investigação centra-se em 12 áreas de investigação: Ambiente e clima; Transição energética; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Redes e Internet das Coisas; Matemática e simulação digital; Cíber segurança ; Defesa; Geopolítica e estratégia; Materiais Inovadores e Tecnologias Quânticas; Lasers e Plasma Ciência; Robótica; Bioengenharia. Para este fim, o Institut Polytechnique de Paris criou grandes centros interdisciplinares para enfrentar os maiores desafios económicos e sociais do nosso tempo.

ENSTA Paris

Fundada em 1741 com o nome de Royal Shipbuilding Engineers School, a ENSTA Paris é a mais antiga escola de engenharia francesa. Os seus programas educativos caracterizam-se por uma abordagem multidisciplinar de forma a desenvolver engenheiros versáteis, uma forte exposição internacional, uma iniciação à investigação, inovação e empreendedorismo. A qualidade dos programas educativos da ENSTA Paris reside também nos seus docentes permanentes (professores e investigadores). como na intervenção de muitos oradores vindos do mundo económico e industrial. A IP Paris beneficia da ENSTA Paris bem classificada em França e de reconhecida experiência nas áreas de sistemas de transporte, energia, inteligência artificial, engenharia matemática e engenharia de sistemas complexos.

ENSAE Paris

Fundada há mais de 75 anos, a ENSAE Paris tem um projeto educativo único que combina um elevado nível de domínio em matemática aplicada, estatística e análise económica. Seu projeto educacional evoluiu ao longo das décadas em resposta às necessidades da economia e às mudanças na pesquisa. A IP Paris beneficia da experiência única da ENSAE Paris em economia e sociologia quantitativa, ciência de dados, finanças e seguros. A ENSAE Paris também faz parte do Grupo de Escolas Nacionais de Economia e Estatística (Genes).
Saiba mais sobre programas educacionais e de pesquisa na ENSAE Paris

Telecom Paris

A Télécom Paris é a principal escola de engenharia da França para tecnologias digitais. A escola oferece as habilidades necessárias para inovar e promover o empreendedorismo em um mundo digital com foco sustentável.

Fundada em 1878, a Télécom Paris oferece ensino excelente, pesquisa interdisciplinar de alto nível e instalações inovadoras: fab-lab, e-lab, estúdio de design e incubadoras.

Nossos principais campos abrangem: ciência de dados e inteligência artificial, segurança cibernética, modelagem matemática, processamento de imagens e sinais, inovação digital, aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT), redes e sistemas muito grandes, computação em nuvem e quântica, comunicações móveis 5G e 6G. redes, blockchain, sistemas embarcados e telecomunicações.

Os graduados da Télécom Paris desfrutam de empregabilidade excepcional em todos os setores empresariais, na França e no exterior. Os fortes vínculos da escola com empresas, a alta proporção de estudantes e professores internacionais e a rica vida estudantil em nosso novo campus ajudarão você a atingir todo o seu potencial.

Membro fundador da IP Paris, a Télécom Paris também é membro do Institut Mines Télécom (IMT).



Télécom SudParis

Fundada em 1979, a Télécom SudParis forma engenheiros na área de tecnologias de informação e comunicação. Seu programa educacional é baseado em uma abordagem inovadora que privilegia programas acadêmicos personalizados que oferecem cursos teóricos, aprendizagem baseada em projetos, bem como estágios empresariais. A Télécom SudParis também lidera importantes atividades de pesquisa. A IP Paris beneficia do seu profundo conhecimento de todos os temas relacionados com as TIC, como redes, sistemas de informação, multimédia, modelação e matemática aplicada. A Telecom SudParis está baseada no Planalto Saclay com as outras quatro Escolas IP Paris. Também tem seu segundo campus em Evry, que é parte integrante do campus IP Paris. A Télécom SudParis também é uma escola do Institut Mines-Télécom.

    Visto de estudante de longa duração

    Se você é cidadão de um país do Espaço Econômico Europeu (países da União Européia (UE), Islândia, Noruega e Liechtenstein) ou da Suíça, não precisa de visto para estudar na França.

    Se você não é cidadão de um país do Espaço Econômico Europeu (países da União Européia, Islândia, Noruega e Liechtenstein) ou da Suíça, você deve solicitar ao nosso parceiro Campus France, que é válido como uma autorização de residência francesa (VLS-TS = Visa étudiant Long Séjour valant Titre de Séjour).

    Este visto permite que você permaneça na França por um ano. Você não é obrigado a solicitar uma autorização de residência durante esse período. Seu visto precisará ser aprovado pelo OFII (Escritório Francês de Imigração e Integração) nos primeiros 3 meses após sua chegada na França.

    pedido de visto

    Encontre o seu espaço no Campus France no site do Campus France

    • Caso 1: Se o seu país de residência for um dos 46 países sujeitos ao procedimento "Études en France" ("Estudos na França") , registre-se na plataforma "Etudes en France" e carregue os documentos necessários. O Campus France verificará seu arquivo de solicitação de visto antes de enviá-lo ao consulado francês.
    • Caso 2: Caso contrário, você deve solicitar seu pedido de visto diretamente na embaixada ou consulado francês em seu país de residência. Encontre todas as informações sobre pedidos de visto em france-visas.gouv.fr e as informações de contato do seu consulado nas embaixadas e consulados franceses

    Excelentes perspectivas de empregabilidade

    Reconhecida em rankings por suas fortes relações corporativas e empregabilidade (12º no mundo e 1º na Europa, QS 2022), a Télécom Paris oferece excelentes oportunidades de emprego em todos os setores na França e internacionalmente:

    • 95% dos nossos graduados estão empregados dentro de 3 meses após a formatura.
    • Os graduados começam a trabalhar em empresas de todos os setores, tamanhos e localidades e muitos lançam suas próprias start-ups. Quase um terço deles encontra seu primeiro emprego fora da França.
    • O salário bruto médio anual sem bónus ascende a 47 880 € (Relatório do primeiro emprego graduado 2020)

    Os alunos têm muitas oportunidades de interagir com profissionais durante apresentações, jogos de estudos de caso e outros eventos organizados pelo departamento de relações corporativas. Os alunos também se beneficiam do apoio da associação de ex-alunos da Télécom Paris, que conta com 19.000 graduados. A associação de ex-alunos oferece uma ampla gama de serviços, como fóruns de emprego, conferências, ofertas de emprego e reuniões individuais com os alunos para ajudá-los a escolher sua carreira.

      • Palaiseau

        Route de Saclay Palaiseau CEDEX, 91128, Palaiseau

      Programas

      Perguntas

      Institut Polytechnique de Paris