
Doutoramento in
PhD em Ciência da Computação Free University of Bozen-Bolzano

Introdução
O principal objetivo deste programa é treinar futuros cientistas com uma sólida formação profissional capaz de trabalhar em um ambiente internacional e altamente competitivo, como o setor de Tecnologia da Informação (TI).
Descrição do Curso
O que faz o nosso Ph.D. os formandos candidatos ideais para trabalhar como pesquisadores tanto no meio acadêmico quanto no setor de TI são sua capacidade de pesquisar e entender tópicos teóricos e de pesquisa aplicada, a abordagem colaborativa do trabalho e suas habilidades de disseminação e redação. Além disso, as habilidades de resolução de problemas e a capacidade de trabalhar autonomamente permitem que elas se tornem atores-chave em todos os campos da TI, como consultores independentes ou em funções de gerenciamento.
No final do nosso programa, os graduados estão equipados com um vasto conhecimento de TI, desde os aspectos formais e teóricos até os últimos desenvolvimentos em metodologia e tecnologia.
Num relance
- Duração: 4 anos
- Os cursos serão ministrados em inglês
- Lugares disponíveis: 15 com bolsa de estudos 4 sem bolsa de estudos
- Campus: Bozen-Bolzano
- Propinas: 163,50 € por ano
Estrutura do curso
Durante o doutorado programa, os alunos primeiro adquirem uma compreensão profunda da pesquisa de ponta e desenvolvem um histórico abrangente e multidisciplinar. Então, eles começam a contribuir para a pesquisa com suas próprias idéias e a produzir resultados originais e inovadores. O programa é definido em um ambiente internacional que promove a troca de conhecimentos e a disseminação de idéias e resultados.
Ph.D. os alunos podem escolher qualquer um dos três temas de pesquisa oferecidos pelo corpo docente. Eles diferem não apenas nos principais tópicos explorados, mas também na metodologia de pesquisa aplicada.
Na área de Representação do conhecimento e Gerenciamento de dados , os alunos investigam os fundamentos do gerenciamento de dados e conhecimento, a base para o desenvolvimento de sistemas avançados de protótipos de software.
Na área de Engenharia de Software , o trabalho segue uma abordagem empírica baseada na implementação de protótipos e técnicas e na realização e análise de experimentos.
Por fim, a área de Sistemas de Informação e Banco de Dados adota uma abordagem híbrida, com foco na implementação eficiente e na interação do usuário. Esse amplo espectro de tópicos oferece Ph.D. Candidatos uma ampla gama de opções para desenvolver sua própria pesquisa e grande flexibilidade para atender aos seus interesses.
Colaborações de pesquisa
Durante o Ph.D., os alunos trabalham em tempo integral no tema de pesquisa escolhido. A Faculdade recomenda que cada aluno gaste um período de pelo menos 6 a 12 meses em um centro de pesquisa nacional ou internacional.
Universidades e Centros de Pesquisa Parceiros
Estabelecemos parcerias com muitas universidades e instituições de pesquisa na Itália e no exterior, como a Universidade Técnica de Dresden, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Técnica de Viena . Além disso, os membros de nossa faculdade cooperam regularmente com outras universidades e institutos de pesquisa, como a Universidade de Oxford, Rice University Houston, Universidade de Zurique, Universidade Sapienza de Roma, Universidade de Trento e FBK Trento.
Outros parceiros de pesquisa pertencem aos setores público e privado. Colaboramos com empresas internacionais como IBM e Deutsche Telekom , pequenas empresas iniciantes e empresas locais (por exemplo, projetos EDP ou ACS Data Systems) e serviços e administrações públicas (por exemplo, o município de Bozen-Bolzano, o hospital público de Meran-Merano) .
Aplicação
Para se candidatar, você deve ter ganhado 300 créditos ECTS em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Eletrônica ou em uma disciplina relacionada, e você precisará demonstrar sua capacidade de falar inglês.
Você será solicitado a participar de uma competição de recrutamento público (ver chamada).
Admissões
Currículo
Estrutura do Curso
Durante o programa de doutoramento, os alunos obtêm primeiro uma compreensão profunda da investigação de ponta, e desenvolvem uma formação abrangente e multidisciplinar. Depois, começam a contribuir para a investigação com as suas próprias ideias e a produzir resultados originais e inovadores. O programa está inserido num ambiente internacional que promove a troca de conhecimento e a divulgação de ideias e resultados.
Os doutorandos podem escolher qualquer um dos três temas de investigação oferecidos pela faculdade. Diferentes não só nos principais tópicos explorados, mas também na metodologia de investigação aplicada.
Na área de Representação do Conhecimento e Gestão de Dados, os alunos investigam os fundamentos da gestão de dados e conhecimento, as bases para o desenvolvimento de sistemas avançados de software protótipo.
Na área de Engenharia de Software, o trabalho segue uma abordagem empírica baseada na implementação de protótipos e técnicas e na realização e análise de experiências.
Por fim, a área de Sistemas de Informação e Bases de Dados adota uma abordagem híbrida, com foco na implementação eficiente e interação com o utilizador. Este amplo espectro de tópicos oferece aos candidatos a doutoramento uma ampla gama de opções para desenvolverem a sua própria investigação e uma grande flexibilidade para corresponderem aos seus interesses.
Colaborações de investigação
Durante o doutoramento, os estudantes trabalham a tempo inteiro sobre o tema de investigação escolhido. A Faculdade recomenda que cada aluno passe um período mínimo de 6-12 meses num centro de investigação nacional ou internacional.
Universidades e Centros de Investigação Parceiros
Estabelecemos parcerias com várias universidades e instituições de investigação em Itália e no estrangeiro, como a Universidade Técnica de Dresden, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Técnica de Viena. Além disso, membros da nossa Faculdade colaboram regularmente com outras universidades e institutos de investigação, como a Universidade de Oxford, a Rice University Houston, a Universidade de Zürich, a Universidade Sapienza de Roma, a Universidade de Trento e a FBK Trento.
Outros parceiros de investigação pertencem aos setores público e privado. Colaboramos com empresas internacionais como a IBM e a Deutsche Telekom, pequenas start-ups e empresas locais (e.g. Projetos EDP ou ACS Data Systems) e serviços públicos e administrações (ex. o Município de Bozen-Bolzano, o hospital público de Meran-Merano).