MasterLawLicenciaturaMBAHealthcareCursosUniversitariosOnline
Keystone logo
Charles University Faculty of Arts
Charles University Faculty of Arts

Charles University Faculty of Arts

“Desde o início dos meus estudos, fiz do meu princípio que, sempre que encontrar uma opinião mais correta, abandonarei imediatamente a minha opinião, menos correta, e abraçarei alegremente a opinião mais justificada, sabendo que tudo o que sabemos é apenas um fragmento infinitesimal do que desconhecemos.”

Jan Hus, filósofo e reformador da Igreja, ex-aluno da Faculdade de Letras

A Faculdade de Letras da Charles University é atualmente uma das maiores e mais importantes instituições de investigação e ensino em artes e humanidades da Europa Central. A Faculdade foi fundada em 1348 pelo rei checo e, mais tarde, o Santo Imperador Romano Carlos IV, que a estabeleceu como uma das quatro faculdades da universidade de Praga, posteriormente batizada com o seu nome de Charles University — a universidade mais antiga da Europa Central a leste de França e a norte dos Alpes. Desde que tem sido o centro intelectual das terras checas: os antigos alunos da Faculdade, os seus feitos e ideias, têm moldado a sociedade e a cultura checas e nos momentos cruciais da história checa, a Faculdade de Letras esteve sempre no cerne dos eventos.

Sabia que...

... o Departamento de Estudos Egípcios trabalha no Egipto nos últimos cinquenta anos e fez descobertas significativas? A sua descoberta do túmulo de uma rainha egípcia desconhecida em Abusir no outono de 2014 foi eleita um dos 10 maiores achados arqueológicos de 2014.

... em 2014, o Professor Tomáš Halík foi distinguido com o prestigiado Prémio Templeton, atribuído a pessoas que “deram um contributo excecional para afirmar a dimensão espiritual da vida”?

... o professor Martin Hilský traduziu a obra completa de William Shakespeare para checo?

História

A Faculdade de Letras foi fundada como uma das quatro faculdades originais da Charles University — a mais antiga instituição de ensino superior da Europa Central — pela Carta da Fundação, a 7 de abril de 1348. Carlos IV, na prossecução do seu estado e política dinástica, esforçou-se por estabelecer o Reino da Boémia como o centro do Santo Império Romano. O seu plano era concentrar estudiosos do país e do estrangeiro em Praga, que se tornou a sua cidade residencial e assim reforçar a base do seu poder. Em tempos pré-hussite, dois terços de todos os estudantes da universidade eram estudantes da Faculdade Artística onde adquiriram os conhecimentos necessários para poderem estudar nas outras três faculdades (teologia, medicina, direito). Um dos privilégios de que goza a faculdade era o direito de conferir mestrados e doutoramentos que habilitavam os seus portadores a lecionar em qualquer universidade europeia.

Durante os dois séculos que se seguiram às guerras dos Hussites, a Faculdade de Artes Liberais foi o coração de toda a universidade. Desde o século XVII que se chamava Faculdade Filosófica. Desde o início até meados do século XIX, serviu de corpo docente cujo programa se destinava a proporcionar formação superior preparatória aos futuros alunos das restantes faculdades. A partir do século XVIII, o número de disciplinas acadêmicas começou a aumentar: além da filosofia, foi possível estudar estética, matemática, astronomia, ciências naturais, engenharia, economia, educação e história. No século XIX, para além dos estudos orientais, arqueologia e estudos religiosos, ocorreram desenvolvimentos significativos no domínio da filologia, tendo sido introduzidas licenciaturas em checo, italiano, francês, inglês e hebraico. Após as reformas de 1849—1850, a faculdade foi libertada da sua função propedêutica e adquiriu igual às demais faculdades. Em 1897, as mulheres foram autorizadas a estudar na Faculdade Filosófica.

A Faculdade manteve a sua importância nas terras checas mesmo depois da divisão da Universidade de Praga numa parte checa e numa parte alemã em 1882. Durante a chamada Primeira República Checoslováquia (1918—1938), a vida da universidade foi moldada especialmente pela secessão da Faculdade de Ciências Naturais em 1920 e pela aquisição de um novo edifício no terrapltava — aquele onde ainda se encontra a maior parte dos departamentos e salas de conferências. Ao encerramento da Faculdade pela ocupação nazi, em 1939, seguiu-se uma perseguição brutal tanto a professores como a estudantes. Os anos produtivos e entusiastas após o fim da Segunda Guerra Mundial terminaram violentamente em 1948 com o golpe de Estado comunista e os quarenta anos seguintes do regime comunista. A saída forçada de dezenas de professores destacados e a introdução de disciplinas marxistas-leninistas resultaram no rápido declínio da investigação e do ensino. As esperanças de uma mudança social generalizada no final dos anos 60, a chamada “Primavera de Praga” durante a qual a Faculdade começou a convidar de volta personalidades significativas da época, como o filósofo Jan Patočka, foram esmagadas pela invasão soviética em agosto de 1968. Em janeiro de 1969, Jan Palach, estudante da Faculdade, suicidou-se por auto-imolação em protesto político. A praça onde se situa o edifício principal e a biblioteca central da Faculdade de Letras têm o seu nome. Após a queda do regime comunista e a saída dos seus seguidores comprometidos, em 1989, a Faculdade estabeleceu-se mais uma vez como uma das mais prestigiadas instituições no domínio das humanidades tanto na República Checa como na Europa Central.

  • Moeda e taxas de câmbio
  • Transporte
  • Alojamento
  • Assistência Médica e Seguro de Saúde
  • Comer fora
  • Praga e a República Tcheca

    Estude na Faculdade de Artes

    Em conformidade com o sistema de Bolonha, a Faculdade de Letras oferece atualmente cursos de bacharelado (3 anos, BA), mestrado (2 anos, MA) e doutorado (3 a 8 anos, Ph.D.). Esses cursos são reconhecidos e respeitados internacionalmente, já que a Charles University está entre as 2% melhores universidades do mundo.

    Os tipos individuais de programas de graduação são designados para:

    • candidatos a um programa de bacharelado que tenham concluído o ensino secundário superior e obtido o certificado final do ensino secundário – maturita ;
    • candidatos a um programa de mestrado de dois anos que tenham obtido o grau de bacharel, e
    • candidatos a programas de doutorado que tenham concluído o mestrado.

    Se o nível educacional exigido tiver sido alcançado em outro lugar que não a República Tcheca ou Eslovaca, os candidatos, se aceitos, devem apresentar um documento comprovando a equivalência de seus certificados (nostrificação); sem essa comprovação, o candidato não poderá ser matriculado.

    Certos programas estão disponíveis como disciplina única e podem ser combinados com uma segunda disciplina, enquanto outros só podem ser estudados em combinação.

    Na maioria dos programas de bacharelado e mestrado, as disciplinas são ministradas e os exames realizados em tcheco. No entanto, um número crescente de departamentos oferece cursos em inglês e outras línguas importantes (para alguns, essa é a regra há muitos anos) e, para os programas de doutorado, dependendo da disciplina, o conhecimento do tcheco pode não ser um pré-requisito.

    O Instituto de Línguas e Estudos Preparatórios e o Instituto de Estudos Tchecos oferecem uma grande seleção de cursos de tcheco .

    Aplicando

    Um Dia Aberto é realizado no prédio principal da Faculdade todo mês de janeiro, geralmente no segundo sábado do mês, oferecendo aos candidatos uma oportunidade de ouvir informações mais detalhadas de representantes das áreas de assunto individuais, tanto sobre os requisitos do exame de admissão quanto sobre os cursos reais e opções de carreira de pós-graduação. O cronograma do Dia Aberto é anunciado até dezembro do ano anterior.

    O prazo para envio de candidaturas é normalmente 28 de fevereiro para licenciatura, 31 de março para programas de mestrado de dois anos e programas de doutoramento. As candidaturas são submetidas eletronicamente através do sistema de candidatura online da Universidade . É cobrada uma taxa administrativa não reembolsável pela candidatura; o comprovativo de pagamento é sempre anexado à candidatura. Com exceção dos pedidos de dispensa de parte ou de todo o exame de admissão, ou de pedidos de modificação do exame de admissão devido a necessidades especiais do candidato (em ambos os casos, deve ser apresentada uma justa causa e apoiada por documentos relevantes), as candidaturas para programas de licenciatura e mestrado não contêm qualquer outro documento anexado. As candidaturas para programas de doutoramento devem conter um CV em anexo, um projeto de dissertação incluindo bibliografia e um currículo profissional (atividade de publicação e investigação, etc.).

    Admissão

    Os exames de admissão ocorrem durante os meses de maio e junho; cada candidato receberá um convite até 28 dias antes da data do exame. O exame de admissão pode ser uma prova individual (escrita ou oral) ou duas provas (escrita e oral); o exame de admissão para programas de doutorado é apenas uma prova – oral. A decisão sobre a aceitação ou não é entregue aos candidatos pessoalmente por correio, geralmente até o final de julho. Informações sobre os procedimentos de admissão (datas e resultados dos exames) também estão disponíveis na internet.

    Juntamente com a decisão de admissão, os candidatos aceitos receberão informações sobre a matrícula.

    Um pedido de revisão da decisão de não admissão poderá ser apresentado caso o candidato não tenha sido aceito. O processo de revisão verificará se a decisão do Reitor foi emitida em conformidade com as normas pertinentes; o Reitor ou Reitor poderá alterar a decisão somente se ela tiver sido emitida em violação às normas e termos, mas não no caso de um número insuficiente de candidatos aceitos se matricularem em um curso.

    Os requisitos de admissão são definidos para cada ano acadêmico e são acessíveis ao público; os requisitos especificam a maneira de enviar as inscrições, as taxas administrativas, as condições que devem ser atendidas para aceitação, os campos de estudo abertos no ano específico e o conteúdo e a forma dos exames de admissão. Os requisitos podem ser especificados ainda mais por disposições anunciadas pelo Reitor (a organização e execução do exame de admissão, arranjos que permitem que os candidatos vejam seus testes corrigidos etc.).

    Se precisar de mais informações sobre os procedimentos de admissão para programas e disciplinas de bacharelado, mestrado e doutorado, sinta-se à vontade para entrar em contato com o responsável pelas admissões ou com a parte constituinte da Faculdade que oferece os cursos na disciplina relevante .

    Inscrição

    Os candidatos aceitos nos cursos têm o direito de se matricular dentro das datas estipuladas; a matrícula ocorre durante o mês de setembro. Os alunos receberão um passaporte de registro de estudos ("índice"), que serve como comprovante das certificações obtidas durante o curso; outro documento importante é a carteira de identidade estudantil. Após a matrícula, o aluno se registra eletronicamente no início de cada semestre para cada disciplina (consulte o Sistema de Informações da UC). Ao final de cada fase do curso (ano de estudo), o cumprimento das obrigações de estudo (pontos de crédito) é verificado pela secretaria para os cursos de graduação, pós-graduação e doutorado; a matrícula no segundo ano e nos anos seguintes do curso também pode ser feita eletronicamente.

    O estudo dentro das áreas individuais de bacharelado e mestrado é implementado também por meio de planos de estudo , que definem as disciplinas obrigatórias e obrigatoriamente eletivas para o plano de estudo relevante; normalmente, as disciplinas eletivas representam 10% do plano de estudo. O plano de estudo aloca o tempo de ensino para as disciplinas individuais no plano de estudo (o escopo dedicado à disciplina durante o curso de estudo), a(s) certificação(ões) e o número de créditos concedidos pela frequência bem-sucedida da disciplina; também pode estipular os requisitos mútuos, co-requisitos e incompatibilidade de disciplinas individuais incluídas no plano de estudo. No caso de um aluno estudar duas áreas de estudo (duas especializações), o aluno segue os dois planos de estudo (um para cada área); o número de créditos é dividido igualmente entre as duas áreas.

    O plano de estudos recomendado para a área específica de estudo estipula a melhor passagem possível pelo curso, permitindo ao aluno concluir o seu curso dentro do tempo padrão de estudo

    A cada semestre, um horário de ensino é adotado de acordo com o plano de estudos recomendado e publicado, no máximo, duas semanas antes do início do semestre, nas páginas da web relevantes de cada unidade curricular da Faculdade que leciona a respectiva disciplina; ele também está disponível agora no sistema de informações.

    Os alunos que estudam em regime combinado têm os mesmos direitos e deveres que os alunos em tempo integral. O mesmo plano de estudos se aplica a eles, com exceção da disciplina de educação física (no programa de bacharelado). A maioria dos departamentos e institutos que oferecem regime combinado de estudos realiza reuniões informativas no início do ano letivo, nas quais os alunos são informados sobre os requisitos, a organização e a forma de execução do regime combinado de estudos.

    Os estudos em programas de doutorado são regidos por planos de estudo individuais, sob a orientação de um orientador. Além de conter uma lista de tarefas específicas de cada aluno, o plano de estudo individual também estipula as datas exatas em que estas devem ser cumpridas; normalmente, não há um cronograma regular de aulas, com exceção dos seminários de doutorado. O curso é monitorado e avaliado continuamente pelo conselho da área; a avaliação periódica ocorre uma vez por ano, em setembro.

    O ano acadêmico

    O ano letivo é dividido em dois semestres, inverno e verão, seguidos por um período de exames de cinco semanas; julho e agosto são meses de férias, e o período de exames continua em setembro. Além das atestações contínuas, o período de exames é a época dos exames finais "estaduais".

    O Sistema de Informação (SI)

    O Sistema de Informação (SI) é parte integrante do sistema de ensino da Faculdade. O registro eletrônico de disciplinas no Sistema de Informação de Estudos (SIS) é obrigatório para todos os alunos matriculados a partir de 2003/2004 em cursos de bacharelado, mestrado e doutorado, incluindo alunos estrangeiros em programas de intercâmbio. Os alunos utilizam o Sistema de Informação para se cadastrarem para atestados; os alunos matriculados no ano letivo de 2006/2007 e posteriormente utilizam o SIS para se cadastrarem em todos os anos letivos subsequentes, com exceção do primeiro ano.

    Graduação

    Na formatura, os alunos que concluíram os estudos em sua área de forma regular recebem um Diploma e um Anexo ao Diploma contendo informações sobre o programa de graduação concluído e a área de estudo, incluindo trechos de todas as disciplinas que o aluno estudou.

    Bolsas de estudos

    Os estudantes internos cujo tempo de estudo não tenha excedido em mais de um ano o tempo padrão alocado para o programa de graduação podem receber, durante seus estudos, os seguintes tipos de bolsas de estudo :

    • Bolsa de estudos para excelentes resultados nos estudos;
    • Bolsa de estudos com finalidade específica: (i) para realizações científicas, de pesquisa, de desenvolvimento, esportivas, artísticas ou outras realizações criativas de destaque, (ii) em caso de circunstâncias pessoais extraordinárias, (iii) em apoio a estudos no exterior ou para permitir a prática de trabalho no território da CR, ou (iv) em caso de causa excepcionalmente digna;
    • Bolsa de doutorado concedida automaticamente a todos os alunos de doutorado em tempo integral por um período não superior a 3 anos; é paga mensalmente;
    • Subsídio de alojamento;
    • Apoio ao aluno.

    A bolsa de estudos de propósito único deve ser endossada pelo Reitor com base em um acordo alcançado pela Faculty Bursary. O subsídio de acomodação e o suporte ao aluno são concedidos pelo Reitor com base em uma avaliação das circunstâncias sociais do aluno candidato.

    Cerimônias de matrícula e formatura

    A tradição de immatrículas e cerimônias de formatura é um dos rituais de transição seculares observados pela Universidade Charles. A immatrícula é um evento solene durante o qual o aluno é inscrito no registro da Faculdade ("imaturo") ao prestar um juramento de observância das obrigações de estudo e compromisso ético com a instituição, suas regras e as decisões de seus dignitários acadêmicos. As immatrículas geralmente ocorrem em outubro e são destinadas apenas aos alunos.

    A formatura é uma cerimônia solene de despedida dedicada aos formandos que concluíram seus estudos; os formandos prestam o juramento acadêmico em latim e recebem um diploma que os habilita a usar a respectiva cédula acadêmica; o diploma é entregue pelo Reitor ou por um dos Vice-Reitores. Ao contrário da immatrícula, as cerimônias de formatura contam com a presença de familiares e amigos e acontecem três vezes por ano (após as datas dos exames finais); as cerimônias de doutorado acontecem duas vezes por ano, em março e outubro.

    Ambas as cerimônias são geralmente realizadas na Grande Aula do Carolinum (com exceção das formaturas de bacharelado que ocorrem na aula da Faculdade de Matemática e Física na Praça da Cidade Pequena [Malostranské náměstí]); insígnias da universidade e da faculdade – maça e correntes de ofício – e vestidos cerimoniais são usados pelos dignitários acadêmicos presentes.

    Ofertas de Subsídios e Bolsas de Estudo

    Esta página fornece informações importantes sobre o procedimento para solicitações de bolsas e detalhes de como registrar a Charles University em bancos de dados relevantes.

    Inscrições para bolsas internacionais – Detalhes de inscrição na Charles University

    Certifique-se de sempre inserir os detalhes oficiais corretos da Charles University em bancos de dados relevantes. O endereço deve ser sempre o da Universidade: Ovocný trh 3/5, 116 36 Praha 1; NÃO é o endereço da sua faculdade ou instituto. Os mesmos detalhes devem ser fornecidos em todas as inscrições internacionais, independentemente de a agência estar situada dentro ou fora da UE e independentemente de a bolsa ser financiada por um programa da UE ou não.

    Por favor, não se registre em nenhum banco de dados como funcionário da Charles University sem informar o Departamento de Pesquisa da Reitoria; ao fazer isso, você provavelmente impossibilitará que outros candidatos da universidade registrem seus próprios pedidos de bolsa.Se (por exemplo, devido à pressão de tempo) você for forçado a registrar a Charles University em uma agência, informe o Departamento de Pesquisa da Reitoria sobre esse fato sem demora.Você pode solicitar o registro enviando um e-mail para Mons. Adéla Jiroudková (tel. 224 491 731), copiada para o Chefe do Departamento RNDr. Helena Kvačková.

    Pedidos de Subsídios dos EUA

    Se você encontrar qualquer uma das siglas fornecidas abaixo ao preencher um requerimento para uma bolsa de uma agência sediada nos Estados Unidos, forneça os seguintes detalhes para a Charles University:Observação: se não for definido de outra forma, as despesas gerais serão contabilizadas como uma taxa fixa de 20%.

    Número DUNS

    495174757

    “Número do Sistema de Numeração Universal Dun e Bradstreet (DUNS)“

    Código NCAGE

    63S9G

    Sistema de codificação da OTAN - Código de entidade comercial e governamental da OTAN

    SÃO

    Sistema para Gestão de Prêmios

    inscrição pendente

     

    Código IPF (IPC)

    1341401

    A Charles University está registrada no NIH eRA Commons

    Subvenções.gov

    A Charles University está registrada

     

    MPIN

    UNI1348Reino Unido

    Número de identificação do parceiro de marketing

    Código NAICS

    611310 (Faculdades, Universidades e Escolas Profissionais)

    Sistema de Classificação Industrial Norte-Americano (NAICS)

    Fundo Internacional de Visegrado

    O Fundo Internacional de Visegrad (IVF) foi estabelecido em 9 de junho de 2000. Seus estados-membros (coletivamente conhecidos como 'V4') são a República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia. Os órgãos supremos do Fundo são a Conferência dos Ministros das Relações Exteriores e o Conselho de Embaixadores. A responsabilidade pelas operações diárias cabe ao Diretor Executivo, que fica na sede do Fundo em Bratislava. O idioma oficial do Fundo é o inglês. O objetivo do Fundo Internacional de Visegrad é contribuir para uma cooperação estreita entre os estados-membros e fortalecer os vínculos em cultura, pesquisa, educação, intercâmbios de jovens, turismo e cooperação transfronteiriça. O orçamento do Fundo é composto por quatro contribuições anuais iguais, uma de cada estado-membro.

    Programas do Fundo Internacional de VisegradoPequenos subsídios:

    • Pequenos subsídios apoiam projetos de cooperação envolvendo entidades dos países do V4 (cultura, pesquisa, educação, intercâmbios de jovens, cooperação transfronteiriça e turismo);
    • Os prazos para apresentação de candidaturas são 1 de março, 1 de junho, 1 de setembro e 1 de dezembro de cada ano;
    • O valor máximo alocado para qualquer projeto é de 4.000 euros (a contribuição do IVF não pode exceder 50% dos custos totais de implementação do projeto) e a bolsa é fornecida por um período máximo de 6 meses (embora a fase de implementação possa durar mais).
    • Os subsídios padrão apoiam projetos de cooperação envolvendo entidades dos países do V4 nas mesmas áreas que os pequenos subsídios, mas cada projeto recebe mais de 4.000 euros e o período de implementação do projeto é de 12 meses (a contribuição do IVF não pode exceder 50% dos custos totais de implementação do projeto);
    • Os prazos para envio de inscrições são 1º de março e 1º de setembro de cada ano.
    • Esta bolsa foi criada para apoiar a criação de novos cursos ou programas de graduação relacionados a questões que afetam os países do V4.
    • Subvenções estratégicas apoiam grandes projetos estratégicos de longo prazo envolvendo instituições de todos os quatro países de Visegrad;
    • Os projetos devem estar focados nas prioridades definidas para o ano em questão;
    • Os prazos para envio de candidaturas são 15 de fevereiro e 15 de maio de cada ano;
    • As bolsas são concedidas por um período máximo de 3 anos (cada projeto normalmente recebe cerca de 50.000 euros); assim como nos outros tipos, a contribuição do IVF não pode exceder 50% dos custos totais de implementação do projeto.

    As Bolsas de Estudo Visegrad apoiam alunos de programas de mestrado e aqueles envolvidos em estudos ou pesquisas pós-mestrado por um período de 1 a 4 semestres em todas as universidades públicas ou privadas credenciadas ou unidades credenciadas de Academias de Ciências nos países V4 (ou outros países – veja abaixo). O prazo para envio de inscrições para bolsas é uma vez por ano (31 de janeiro).Tipos de bolsas de estudo:

    • Bolsas de estudo de entrada para candidatos da Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Geórgia, Macedônia/FYROM, Montenegro, Federação Russa, Sérvia e Ucrânia, permitindo que os candidatos estudem em uma universidade V4. As mesmas regras se aplicam a candidatos do Kosovo;
    • Bolsas de estudo intra-Visegrad, fornecidas a candidatos de países V4 que desejam estudar ou realizar pesquisas em outro país V4;
    • Bolsas de estudo out-going, fornecidas a candidatos de países V4 que desejam estudar ou realizar pesquisas em qualquer um destes países: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Geórgia, Macedônia/ARJM, Montenegro, Federação Russa, Sérvia e Ucrânia, permitindo que os candidatos estudem em uma universidade V4. As mesmas regras se aplicam a candidatos do Kosovo.

    Programa de Residência Artística de Visegrad:

    Artistas que são cidadãos dos países V4 podem se candidatar a bolsas para implementar projetos artísticos em um país V4 (exceto seu país de residência permanente). A bolsa de residência é fornecida por 3 meses. Cada candidato deve encontrar uma organização receptora no país V4 em que deseja implementar o projeto; uma carta-convite deve ser fornecida.

    Informações detalhadas sobre essas bolsas e auxílios, incluindo formulários de solicitação de bolsas, podem ser encontradas no site do Fundo Internacional Visegrad, juntamente com mais informações sobre o Grupo Visegrad.

    Programas de Subvenções da Comissão Europeia

    ESPON – Rede Europeia de Observação, Desenvolvimento Territorial e Coesão

    CIP – Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (DG Empresa)

    Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

    Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA) – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Programa Erasmus Mundus, Programa Tempus, etc.

    Life+ (DG Meio Ambiente)

    Marco Polo (DG Transportes e Energia)

    Saúde pública (DG Saúde e Proteção ao Consumidor)

    Centro Comum de Pesquisa - JRC

    EuropeAid – Projetos de ajuda ao desenvolvimento

    Fundação Europeia para a Ciência

    COST – Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia - Site do Ministério da Educação da República Checa sobre o programa COST

    EUREKA – Cooperação em investigação aplicada e industrial

    EIROforum – Cooperação entre organizações de pesquisa intergovernamentais

    Agência Europeia de Defesa - EDA obranná agentura

    Agência Espacial Europeia - ESA

    Programa de Ciência de Fronteira Humana – Financiamento de pesquisa básica em ciências da vida (G7, Austrália, Coreia)

    Programa Ciência para a Paz e Segurança (OTAN)

    Noruega / Mecanismos Financeiros do EEE

    Plataformas tecnológicas

    Fundo de Pesquisa para Carvão e Aço (DG Research)

    Conteúdo Digital (DG Informação e Comunicação)

    Todas as informações sobre acomodação podem ser encontradas no site da nossa escola

    • Prague

      Faculty of Arts Charles University in Prague Jan Palach Square 2 116 38 Prague 1

    Charles University Faculty of Arts