
Doutoramento in
Doutorado em Informática Empresarial Corvinus University of Budapest

Introdução
A Escola de Doutorado funciona na Escola de Negócios do CUB sob o controle do Conselho Universitário de Doutorado (“EDT”). Os departamentos da Faculdade, bem como demais docentes e orientadores universitários competentes na temática, estão envolvidos no trabalho da Escola de Doutorado.
A Escola de Doutorado tem como foco potencializar as competências dos participantes na aprendizagem contínua e no desenvolvimento construtivo de seus conhecimentos, formando profissionais com capacidade de pesquisa independente. Através da aquisição de abordagens e metodologias modernas de TI e ciência da computação, nossos alunos são capazes de realizar análises e previsões econômicas complexas, ensino e pesquisa. Os temas educacionais e de pesquisa da Escola de Doutorado pertencem ao campo da informática para negócios; há inúmeros desafios de pesquisa econômica e de negócios que podem ser examinados por meio de ferramentas de TIC e seus históricos. No aspecto da arquitetura de negócios, as áreas de informática empresarial estão conectadas a todas as áreas de criação de valor da TI.
As áreas educacionais e de pesquisa do programa foram desenvolvidas em conformidade. A Escola de Doutorado tem cinco áreas de especialização: gestão da informação e informática empresarial, análise e modelagem de dados, estatísticas econômicas e sociais, regulação da mídia e da informação e estudos futuros. A Escola de Doutorado em Informática de Negócios opera em um campo interdisciplinar de desenvolvimento muito rápido desde 2009. A popularidade do MSc e BSc em informática de negócios é ininterrupta e o número de alunos em potencial aumenta de ano para ano (68 alunos começaram a aprender em nossa escola até agora ) Recentemente, fortalecemos o caráter internacional do nosso programa. Desde 2014, temos alunos estrangeiros de vários países, como Alemanha, Kosovo, Paquistão, Tailândia, Bangladesh, Bósnia e Romênia.
Os cursos e os tópicos de pesquisa também estão disponíveis em línguas estrangeiras (especialmente em inglês). Os instrutores e supervisores têm uma extensa rede internacional, que apoia a cooperação internacional dos alunos e fortalece as suas relações internacionais (por exemplo, programa Marie Curie, Programas Erasmus). Desenvolvemos relações estratégicas com organizações nacionais e internacionais no campo da informática empresarial: NJSZT (John von Neumann Computer Society), Hungarian Central Statistical Office, Academia Húngara de Ciências do Instituto de Ciência da Computação e Controle, Hungarian CIO Association, ISACA (Sistemas de Informação Audit and Control Association), IFIP (International Federation for Information Processing). Colaboramos com empresas e firmas de software, por exemplo SAP, Microsoft também. A Escola de Doutorado tem cooperação em pesquisa com a Universidade de Ljubljana, UBT Kosovo e a Universidade de Chiang Mai. Temos um Ph.D. programa de intercâmbio de alunos com essas universidades também.
Especializações (Chefe de Especialização)
- Gestão da Informação e Informática Empresarial (András Gábor)
- Análise e modelagem de dados (Andrea Kő)
- Modelagem Econômica e Social (Ilona Cserháti)
- Pesquisa de Futuros (Erzsébet Nováky)
- Regulamentação de mídia e informação (Zsolt Balogh)
Admissão
Os critérios de elegibilidade incluem o seguinte:
- Diploma universitário ou MA / MSc com honras (ou equivalente) concedido em um programa educacional credenciado, bem como 300 créditos obtidos em um único ciclo ou em uma educação universitária de dois estágios (graduação e pós-graduação). Por favor, note que não são aceitos MBA de nível não-mestre!
- Os candidatos sem estudos anteriores na área relevante (mas que preencham todos os requisitos de admissão) podem ser admitidos desde que façam uma série de disciplinas “provisórias” durante o primeiro semestre dos seus estudos e sejam aprovados nos exames relevantes.
- Para os alunos concluintes do ano letivo 2019/2020, o prazo para apresentação dos certificados é 2 de setembro de 2020. A admissão para o ano em questão está apenas condicionada até que os candidatos possam apresentar os seus certificados. Será dada prioridade aos candidatos que tenham ganho um prémio na respectiva disciplina na Conferência Nacional das Associações de Estudantes Científicos (“OTDK”). Outra vantagem é a capacidade comprovada do pesquisador (por exemplo, OTD, publicações científicas).
- A proficiência na língua inglesa também é um requisito. Caso o candidato não possua certificado de idioma em inglês, o conhecimento do idioma deverá ser comprovado em entrevista organizada pelo Ph.D. Programa.
Informações sobre autofinanciamento e bolsa de estudos:
O programa de ensino de doutorado é em tempo integral e pode ser concluído com bolsa estadual ou por meio de autofinanciamento. O conteúdo do programa é idêntico em ambos os casos. Todos os alunos participam dos mesmos cursos, com diferença apenas na forma de financiamento. Os alunos que recebem o status de bolsa recebem uma bolsa estadual, no valor de HUF 140 680 / mês nos semestres 1 a 4 e HUF 180 680 / mês nos semestres 5 a 8. Os valores correspondentes são transferidos para a conta bancária do aluno por a Universidade.
Os seguintes alunos são elegíveis para bolsa estadual:
- Ph.D. estudantes com cidadania húngara que se inscrevem para educação em tempo integral de forma organizada.
- Ph.D. estrangeiro estudantes que recebem tratamento equivalente com estudantes de cidadania húngara com base na legislação ou em um acordo internacional.
O prazo de pagamento da bolsa estadual de doutorado é de 4 anos (48 meses). O valor da bolsa está previsto na Lei CCIV de 2011 do Ensino Superior. De acordo com a Lei, enquanto a maioria dos custos educacionais dos alunos com bolsa é coberta pelo orçamento do Estado, os custos da educação autofinanciada são arcados pelo aluno.
Durante o programa, todos os Ph.D. os alunos podem solicitar fundos para apoiar sua participação em conferências na Hungria e no exterior.
Para os alunos a serem admitidos em 2020, as propinas por semestre para o ano acadêmico de 2020/21 são as seguintes:
- HUF 320 000 Programa em língua húngara para cidadãos húngaros e estrangeiros (UE e EEE) em igualdade de tratamento com os húngaros.
- HUF 660 000 (propinas normais de HUF 320 000 + contribuição linguística de HUF 340 000) Programa de língua inglesa para cidadãos húngaros e estrangeiros (UE e EEE) em igualdade de tratamento com os húngaros.
- EUR 3 200 nacionais de países terceiros.