Gestão e Economia da Empresa
Docente: FBM Abreviatura: DSP-CME / DSP-CME-KS
Acad. ano: 2022/2023
Tipo de programa de estudos: Doutorado
Código do programa de estudo: P0413D050007
Grau concedido: Ph.D.
Língua de ensino: Inglês
Credenciamento: 28.5.2019 - 28.5.2029
Modo de estudo Estudo em tempo integral / estudo combinado
Duração do estudo padrão 4 anos
Supervisor do programa doc. Ing. et Ing. Stanislav Škapa, Ph.D.
Objetivos de estudo
O programa de doutorado em Economia e Gestão de Empresas tem como objetivo formar especialistas altamente qualificados para a pesquisa na área de gestão de empresas, para o ensino e pesquisa em universidades, e para trabalhar em organizações internacionais, empresas nacionais e globais.
A ênfase é colocada na aquisição de conhecimento profundo e sistemático e compreensão de teorias e no domínio de métodos e procedimentos modernos aplicáveis à economia como um campo da ciência, em seguida, na adoção de métodos avançados para pesquisa em economia, gestão de empresas e no desenvolvimento de conhecimentos em econometria.
Os alunos se concentram em suas próprias pesquisas, encontrando soluções para problemas de pesquisa com foco na abrangência e embasamento teórico das soluções encontradas. Parte integrante das atividades dos alunos é a publicação dos resultados da pesquisa, sua interpretação e posterior apresentação em diferentes formas (apresentação em fóruns de pesquisa, em conferências científicas, redação de artigos, concepção e apresentação de projetos de pesquisa, etc.), mas acima de tudo, redação e defendendo uma dissertação.
Critérios de cumprimento
Os requisitos de estudo para os alunos do programa de Gestão e Economia da Empresa podem ser encontrados nos currículos individuais.
O assunto principal exigido é a Metodologia de Ciência e Trabalho de Pesquisa em Economia e Gestão, que é oferecida em cooperação com a Academia de Ciências da República Tcheca. O objetivo principal do programa é ensinar os alunos a fazer investigação, a melhorar os seus conhecimentos e aptidões práticas necessárias ao trabalho científico, bem como a escrever uma boa dissertação.
O primeiro ano inclui também o curso de Economia III com o objetivo de melhorar o uso de ferramentas analíticas necessárias na micro-economia, particularmente no que diz respeito à análise da parte da oferta do mecanismo de mercado com especial ênfase em modelos matemáticos, familiarizando os alunos também com abordagens alternativas à procura e formação de suprimentos. Na vertente macroeconomia, será dada ênfase à teoria do crescimento económico exogénico e endogénico e à teoria da política de Estado, melhorando a capacidade dos alunos para aplicar os conhecimentos adquiridos no contexto da gestão de empresas. O segundo ano inclui o curso de Redação Acadêmica obrigatório para desenvolver as habilidades de comunicação dos alunos necessárias para descrever sua pesquisa e gêneros acadêmicos gerais, enquanto melhora suas habilidades estilísticas típicas de escritos acadêmicos.
No segundo ano, os alunos são obrigados a escolher um dos cursos listados abaixo para aumentar sua experiência e habilidades necessárias para escrever uma dissertação de qualidade. • Teoria da Gestão; • Sustentabilidade e Economia Circular; • Gestão da informação; • Teoria de Marketing; • Teoria da Gestão Empresarial; • Teoria e Prática de Gestão Financeira; • Métodos de Gestão Econômica de Empresas;
Os cursos obrigatórios e o opcional escolhido são, então, concluídos por um exame. Uma vez que um currículo individual deve incluir atividades de pesquisa com base no foco da dissertação, começando no primeiro ano, os seguintes resultados de pesquisa são necessários (resultados de pesquisa I-IV):
• No primeiro ano o aluno deve ter pelo menos uma publicação (uma contribuição para um congresso nacional / internacional ou artigo publicado em revista revisada) correspondente ao foco da dissertação, tendo a estrutura de um artigo de pesquisa com co-autoria de pelo menos 80%. O aluno receberá do seu orientador um crédito pelo cumprimento desta condição. • Pelo menos uma publicação é exigida no segundo ano, também, (artigo em um jornal do tipo Jimp ou JSC ou uma contribuição para conferência do tipo Réu) com uma coautoria de pelo menos 80%. O aluno receberá do seu orientador um crédito pelo cumprimento desta condição. • É exigida pelo menos uma publicação no terceiro ano (artigo de pesquisa em periódico do tipo Jimp ou JSC) correspondente ao tema da dissertação com coautoria de pelo menos 80%. O aluno receberá do seu orientador um crédito pelo cumprimento desta condição. • No quarto ano, também, o doutorando deve publicar pelo menos um artigo de pesquisa em periódico do tipo Jimp relacionado ao foco da dissertação escrito apenas pelo doutorando, ou vários artigos com coautoria totalizando 100%. O aluno receberá do seu orientador um crédito pelo cumprimento desta condição.
Os resultados de pesquisa exigidos conforme definido acima apoiam fortemente o elemento de internacionalização, uma vez que o cumprimento dos requisitos de publicação (particularmente no terceiro e quarto anos) só é possível se os artigos publicados forem escritos em inglês.
Por causa do forte acento do estudo de doutorado em pesquisas com resultados refletidos na dissertação, é necessária também uma apresentação do foco da pesquisa da dissertação para ajudar a avaliar o estabelecimento do objetivo da dissertação, o andamento do trabalho sobre o tema escolhido, a pesquisa esperada contribuição da dissertação bem como da metodologia de pesquisa. O aluno receberá um crédito pelo cumprimento deste requisito de seu supervisor.
Para melhorar a qualidade das dissertações, os alunos de doutoramento devem apresentar uma "pequena defesa de dissertação" no departamento de orientação. Essa defesa deve ajudar a avaliar a contribuição científica da dissertação, a metodologia de pesquisa e o cumprimento dos objetivos principais e parciais da dissertação. O aluno receberá um crédito por uma apresentação bem-sucedida de seu supervisor.
Faz parte integrante de cada currículo individual a obrigatoriedade de realização de Estágio no Exterior - Estadia de Estudo no terceiro ou quarto ano no exterior em universidade ou organismo de pesquisa cujo foco de pesquisa seja o mesmo ou relacionado ao da dissertação. A estada deve contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades do aluno na área do problema em questão, ajudá-lo a estabelecer contatos internacionais, ampliar sua experiência e fornecer-lhe oportunidades de se envolver mais de perto com a comunidade científica que lida com os problemas relacionadas ao foco da dissertação. A duração da estadia é de um semestre. O aluno receberá um crédito de seu supervisor por uma estadia completa.
Nos alunos da modalidade de estudo combinado, a permanência no exterior pode assumir a forma de permanência em serviço em empresa ou instituição que trabalhe com problemas relacionados ao foco da dissertação.
O aluno receberá um crédito de seu supervisor por uma estadia completa.
Como uma parte importante, um currículo individual para um aluno de doutorado em tempo integral incluirá a prática de ensino necessária para aprimorar as habilidades de apresentação. Como regra, esta prática de ensino nos primeiros quatro semestres inclui 4 aulas por semana em média. Para os alunos no modo de estudo combinado, essa prática é substituída por suas atividades de publicação com pelo menos uma publicação (um artigo em um periódico do tipo Jimp ou uma contribuição para um anais de conferência do tipo D com uma coautoria de 100% ou várias publicações com as coautorias totalizam 100% .O aluno receberá do seu orientador um crédito pelo cumprimento deste requisito.
Os alunos de doutorado da modalidade de estudo combinado não são obrigados a comparecer regularmente ao departamento de orientação, porém, devem comparecer aos cursos oferecidos, consultas e outros eventos relacionados ao currículo individual seguindo instruções do orientador.
Quais tipos de programas de graduação podem ter precedido
O programa de doutorado em Economia e Gestão de Empresas destina-se a licenciados em programas de Mestrado em Economia.
Tópicos emitidos do Programa de Estudo de Doutorado
Teoria alternativa da empresa como meio de gestão da empresa
A pesquisa incidirá na análise do estado atual das teorias alternativas da empresa e sua aplicação na gestão da empresa e na concepção de modelos e teorias resultantes dessas teorias alternativas, explicar as abordagens da tomada de decisão da alta administração no real ambiente.
Tutor: Škapa Stanislav, doc. Ing. et Ing., Ph.D.
Modelos de Negócios Inovação Sustentável
Muitos autores definem a inovação de modelos de negócios do ponto de vista da sustentabilidade, mas o aspecto principal de todas as opiniões de especialistas é que o modelo de negócios é entendido como se estendendo além da entidade da empresa, seus clientes e acionistas, e também incluindo a captura de valor para os principais interessados . O objetivo é conceber metodologia para inovação sustentável do modelo de negócio através da concepção de protótipo de um modelo adequado para inovação sustentável em mercados selecionados.
Tutor: Šimberová Iveta, doc. PhDr., Ph.D.
Transformação Digital de Modelos de Negócios
O comportamento das empresas em mercados-alvo é cada vez mais influenciado pelo desenvolvimento de tendências e mercados digitais. O trabalho deverá mapear os conhecimentos teóricos mais recentes nesta área e mapear a importância e as barreiras da gestão empresarial de forma a desenvolver abordagens possíveis à chamada transformação digital dos modelos de negócio.
Tutor: Šimberová Iveta, doc. PhDr., Ph.D.
Marketing na era da transformação digital
Pesquisa focada em mudanças de conceitos de marketing relacionados às tendências de digitalização de negócios. Foco principal em empresas de produção nos mercados B2B e B2C. Pesquisa focada em conceitos utilizando customizações de produtos.
Tutor: Chlebovský Vít, doc. Ing., Ph.D.
Gestão ideal de um modelo econômico dinâmico com atrasos
Aplicação de um novo método global de construção de problemas marginais para sistemas de equações diferenciais ordinárias com argumentos atrasados no modelo dinâmico econômico selecionado, análise do comportamento do modelo na dependência de mudanças de dados de entrada, otimização de controle
Tutor: Půža Bedřich, doc. RNDr., CSc.
Métodos Quantitativos na Tomada de Decisão Gerencial
A investigação incidirá na análise do estado atual da aplicação da abordagem quantitativa na gestão de empresas e na conceção de modelos que são utilizados como ferramenta de apoio à tomada de decisão gerencial.
Tutor: Doskočil Radek, doc. Ing., Ph.D., MSc
A economia política da desintegração: avaliando as consequências econômicas em termos de pequeno e médio empreendedorismo
Esta pesquisa visa identificar os fatores-chave, que podem ser críticos quando se considera as tendências atuais de desintegração na perspectiva das PMEs sediadas na República Tcheca.
Tutor: Zinecker Marek, doc. Ing., Ph.D.
O Uso de Métodos de Soft Computing como Suporte para Processos de Tomada de Decisão em Controle Empresarial
O uso de métodos de computação suave e suas aplicações como suporte para processos de tomada de decisão em controles corporativos para aumentar a qualidade e velocidade de decisão.
Tutor: Dostál Petr, prof. Ing., CSc.
Ferramentas e métodos de precificação de monopólios naturais
O tema centra-se nas ferramentas de análise crítica e, em particular, nas estratégias de preços monopolísticos, respetivamente. empresas oligopolistas que operam em setores que constituem barreiras naturais ou elevadas à entrada.
Tutor: Škapa Stanislav, doc. Ing. et Ing., Ph.D.